Política

SAÚDE EM TERESINA

Crise constante na saúde de Teresina leva presidente da FMS pedir socorro em Brasília

Quinta - 30/10/2025 às 12:42



Foto: FMS quer apoio da bancada federal para ampliar teto de gastos
FMS quer apoio da bancada federal para ampliar teto de gastos

Em meio a uma situação preocupante apontado por relatórios internos, a presidente da FMS (Fundação Municipal de Saúde), Leopoldina Cipriano, foi a Brasília solicitar apoio da bancada federal do Piauí para aumentar o teto financeiro do município e garantir emendas ao SUS.

"Em janeiro de 2025, os relatórios apontaram um cenário crítico em diversos níveis da assistência à saúde", revelou Leopoldina, justificando a missão em Brasília. Ela explicou que, a partir desse diagnóstico, foram elaborados planos de ação que já mostram melhorias em algumas frentes, mas que esbarram na limitação de recursos.

Ela explica que a situação é complicada porque Teresina, que é referência para todo o estado, enfrenta um déficit para custear ações de média e alta complexidade. Isso significa que procedimentos como quimioterapia, cirurgias cardíacas e ortopédicas, entre outras, estão sob ameaça. A gestora ressalta que a Prefeitura já destina cerca de 34% de sua receita própria à saúde,  mais que o dobro do mínimo de 15% exigido por lei.

A meta, segundo Leopoldina é construir, em parceria com a bancada federal, um sistema de saúde mais eficaz e resolutivo. “Com esse apoio, poderemos destravar demandas represadas e ampliar o acesso, a qualidade e a eficiência na assistência à saúde”, ressaltou, destacando que a rede da capital atende não apenas os moradores de Teresina, mas também a população de outros 223 municípios piauienses e até de outros Estados

“Apesar das dificuldades financeiras, seguimos firmes. Lutaremos por um sistema mais acessível, humano e eficiente, que promova saúde e bem-estar para todos”, afirmou a presidente durante os encontros. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: