O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) classificou como histórico o momento em que o Brasil vê, pela primeira vez em 130 anos de República, generais sendo punidos por tentativa de golpe de Estado. O parlamentar enfatizou a importância fundamental desse processo para o fortalecimento das instituições democráticas.
"O ponto comum entre todos os golpes na nossa história, sejam os vitoriosos ou os derrotados, sempre foi a impunidade dos golpistas, especialmente dos militares de alta patente", afirmou Solano, destacando a ruptura que este julgamento representa. Para o deputado, esta é uma virada essencial "para acabar com o golpismo, para fortalecer a democracia, para consagrar a mensagem de que democracia é coisa séria".
Solano disse que a única alternativa para a democracia é a ditadura. "É onde a vontade de um ou de poucos se impõe à maioria. Onde não há liberdade de opinião, liberdade de imprensa, liberdade religiosa, liberdade de organização partidária, onde os contratos não são respeitados", enumerou o parlamentar, acrescentando que "a ditadura é a alternativa pior para uma sociedade moderna como a que nós vivemos".
O deputado defendeu que é preciso "fortalecer e modernizar a democracia, para que, além do aspecto formal do voto, ela seja capaz de, cada vez mais, melhorar a vida de todos os seus filhos e de todas as suas filhas".
Em suas redes sociais, Merlong Solano reforçou a importância simbólica deste momento: "Dia histórico para o Brasil, que vê a democracia vencendo e, pela primeira vez em 130 anos de República, testemunha generais sendo punidos por tentativa de golpe de Estado". E completou: "Que sirva como marco na nossa Justiça e que nunca mais pensem em implantar uma ditadura no nosso país. Ditadura nunca mais!".