Política

TRAIÇÃO

Tarcísio e Bolsonaro são acusados de traição por apoiarem tarifa de Trump contra o Brasil

Segundo ministra, apoio à medida dos EUA revela desprezo por soberania e povo brasileiro

Da Redação

Quinta - 10/07/2025 às 11:12



Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado Gleisi Hoffmann critica apoio de Tarcísio e Bolsonaro à tarifa imposta por Trump ao Brasil
Gleisi Hoffmann critica apoio de Tarcísio e Bolsonaro à tarifa imposta por Trump ao Brasil

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou como “traição” o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita nesta quinta-feira (10), em meio ao acirramento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos após o anúncio da medida protecionista por parte do governo norte-americano.

Em pronunciamento público, Gleisi afirmou que os dois líderes brasileiros estão colocando “ideologia acima dos interesses do país” e criticou o que chamou de instrumentalização política de uma ação que, segundo ela, representa um ataque à economia nacional. “Quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil. Pensam apenas no proveito político que esperam tirar da chantagem do presidente dos EUA, porque nunca se importaram de verdade com o país e o povo”, declarou.

A ministra ampliou o tom das críticas e disse que o episódio simboliza uma nova etapa de ofensiva contra o Brasil. “Estamos diante do maior ataque já feito ao Brasil em tempos de paz, visando atingir não apenas nossa economia, mas também a soberania nacional e a própria democracia. É a continuação do golpe pelo qual Bolsonaro responde no STF, agora usando tarifas de um país estrangeiro para impor seu projeto ditatorial. É nessa hora que uma nação distingue os patriotas dos traidores”, completou Gleisi.

Tarifas de 50%

A medida anunciada por Trump foi oficializada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o líder republicano justificou a imposição da tarifa de 50% alegando que o Brasil “não estava sendo bom” para os Estados Unidos. Na mensagem, o presidente norte-americano também acusou o governo brasileiro de promover “ataques contra eleições livres” nos EUA, sem apresentar provas.

Nas redes sociais, Tarcísio de Freitas responsabilizou diretamente a política externa do atual governo pela crise comercial com os Estados Unidos. “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação. Não adianta se esconder atrás de Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa”, publicou o governador paulista.

As reações surgem em meio à mobilização do governo Lula para articular uma resposta internacional à medida dos EUA, ao mesmo tempo em que cresce o embate interno entre aliados do Planalto e da oposição. A ofensiva tarifária americana ocorre em um momento de recuperação econômica do Brasil e atinge setores estratégicos, como o agronegócio, a indústria de base e exportações de commodities.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: