Política

TARIFAS BOLSONARO

Ciro Nogueira ataca Lula e defende as "Tarifas Bolsonaro" e ataques de Trump ao Brasil

Senador do PP preferiu atacar Lula e defender interesses dos EUA a proteger a economia brasileira do tarifaço que ameaça empregos e exportações

Por Luiz Brandão

Sexta - 11/07/2025 às 07:07



Foto: Reprodução Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira
Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira

Enquanto o governo brasileiro se prepara para enfrentar o "tarifaço" de Donald Trump — que impõe taxas de 50% sobre exportações do Brasil aos EUA —, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) escolheu o lado oposto ao do interesse nacional. Em vez de defender a economia brasileira, o parlamentar preferiu lamber as botas do presidente norte-americano e atacar Lula, repetindo o discurso vira-latas da direita subserviente.  

A nota publicada por Ciro Nogueira no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (10.07) é um exemplo claro de como o bolsonarismo prioriza a ideologia acima do Brasil. O senador não condenou a medida protecionista de Trump, mas buscou culpar Lula pela deterioração das relações com os EUA — ignorando que foi justamente o governo Jair Bolsonaro que entregou o país de joelhos a Washington, sem obter nada em troca.  

O aumento das tarifas, que já está sendo chamado de "Tarifas Jair Bolsonaro", reflete o fracasso da política externa subalterna do governo anterior. Enquanto Bolsonaro bajulava Trump, o Brasil perdia espaço no comércio global. Agora, o mesmo setor que apoiou o alinhamento cego aos EUA colhe os frutos amargos dessa submissão.  

Ciro Nogueira, em sua tentativa de defender o indefensável, questiona: "Presidente Lula, o senhor está satisfeito agora?". A pergunta correta seria: "Senador Ciro, o senhor está satisfeito em ver o Brasil penalizado por uma política que seu grupo apoiou?"

Enquanto a oposição faz teatro para culpar Lula, trabalhadores brasileiros podem perder empregos e renda por causa do tarifaço. O senador piauiense, no entanto, prefere passar pano para Trump e repetir o mantra bolsonarista de que "o PT divide o país".  

Mas quem realmente dividiu o Brasil foi a política de entrega de Bolsonaro, que deixou o país vulnerável a medidas como essa. Agora, em vez de propor soluções, Ciro Nogueira ataca o governo e defende quem nos prejudica.  

Íntegra da nota de Ciro Nogueira 

Para que não restem dúvidas sobre sua postura, reproduzimos abaixo a íntegra da declaração do senador:  

"Presidente Lula, o senhor está satisfeito agora

O senhor declarou apoio à opositora do então candidato Trump. Era o melhor para o Brasil? Não. Mas o senhor preferiu colocar a ideologia acima do interesse do povo.

O senhor, presidente Lula, não perdeu uma oportunidade para atacar com palavras o presidente da maior economia do planeta, a maior economia das Américas. E, ao invés de diplomacia, preferiu apostar em ataques infantis contra um país muito mais poderoso e mais forte do que o Brasil.

E agora, após um governo que vai de mal a pior, o senhor vai tentar dizer que o seu fracasso é por causa do presidente Trump? Não, presidente Lula. O fracasso do seu governo é por causa das escolhas equivocadas e repetidas que vem fazendo, de uma visão de mundo ultrapassada e que agora coloca o Brasil pela primeira vez em toda história contra seu aliado estratégico mais tradicional, os Estados Unidos.

O povo brasileiro vai corrigir, se Deus quiser, essa sequência de barbaridades de sua política externa que cada vez mais se aproxima de ditadores e ditaduras e conseguiu a proeza de destruir a relação mais antiga do Brasil nas Américas, o primeiro país a reconhecer a nossa independência. Não há exemplo mais contundente do descalabro do Lula 3 do que essa palhaçada diplomática criada pela megalomania do governo do PT. O Brasil vai se livrar disso tudo. Enquanto isso, o povo vai sofrer as consequências dessa irresponsabilidade do radicalismo que o PT assumiu de dividir o país e dividir até mesmo o continente americano.

Parabéns, presidente Lula, se o seu objetivo era marcar a sua volta pelo populismo mais repugnantemente, o senhor verdadeiramente conseguiu. Deus proteja o povo brasileiro. Nós da oposição nunca vamos desistir do Brasil".

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: