
O WhatsApp confirmou que está prestes a impor um grande limite ao número de mensagens que podem ser enviadas em listas de transmissão, tanto para usuários comuns quanto para empresas. A medida é um esforço direto para reduzir a circulação de spam e mensagens indesejadas na plataforma.
A ideia da Meta, empresa dona do aplicativo, é começar os testes nos próximos meses. Embora um número final ainda não tenha sido oficializado, a empresa deu um exemplo: usuários comuns poderão estar limitados a enviar apenas 30 mensagens de transmissão por mês. O impacto, porém, será maior para os negócios. Atualmente, as contas do WhatsApp Business podem enviar mensagens de transmissão de forma ilimitada e gratuita. Isso vai mudar. A Meta planeja lançar uma versão paga desse recurso, que virá com ferramentas adicionais.
A proposta para os comerciantes é que eles tenham uma cota mensal de 250 mensagens personalizadas gratuitas. Qualquer envio além desse limite exigirá um pagamento. O objetivo central por trás dessa mudança é claro: diminuir significativamente o volume de mensagens que os usuários finais recebem de marcas e de conteúdos considerados irrelevantes ou spam, melhorando assim a experiência geral no aplicativo.
Essa estratégia reflete uma tendência de as plataformas monetizarem ferramentas de comunicação em massa, ao mesmo tempo que buscam proteger seus usuários de excesso de publicidade. A mudança deve forçar empresas a repensarem suas estratégias de marketing, focando em mensagens mais segmentadas e de maior qualidade para seu público, em vez de disparos em massa. Para o usuário comum, a expectativa é que o número de mensagens não solicitadas em suas conversas diminua consideravelmente.
Fonte: CNN