Geral

DECISÃO

Professora de Moda da UFPI é afastada após denúncias de assédio

A professora Glória Cele Coura foi afastada temporariamente da sala de aula e terá amplo direito a defesa, confirma pró reitor da UFPI

Da Redação

Sábado - 18/10/2025 às 08:15



Foto: Redes Sociais Ato do Movimento Correnteza e Movimento de Mulheres Olga Benario, no Centro Acadêmico de Moda da UFPI
Ato do Movimento Correnteza e Movimento de Mulheres Olga Benario, no Centro Acadêmico de Moda da UFPI

A professora Glória Cele Coura, do curso de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi afastada temporariamente, após várias denúncias de violências. Entre os relatos das alunas está abusos psicológicos, morais e físicos praticados em sala de aula e em diálogos com as estudantes. A informação foi confirmado pelo pró-reitor Emídio Matos, de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da UFPI.

"O colegiado do Curso decidiu pelo afastamento dela de sala de aula nesse momento. O tempo de afastamento ou demais ações dependerá de processo administrativo com amplo direito de defesa e contraditório da professora Glória", disse Matos. 

O afastamento da professora acontece após um ato ocorrido nesta sexta (17), do Movimento Correnteza e oMovimento de Mulheres Olga Benario, em frente ao prédio do Centro Acadêmico de Moda e de uma denúncia, publicada nas redes sociais do Movimento de Mulheres Olga Benário. Uma das vítimas da professora integra o movimento e registrou boletim de ocorrência e acusando Glória de racismo e agressão física. 

As vítimas, cerca de 40 delas, estão relatando em rede social em uma espécie de “exposed”, supostos abusos praticados pela professora de Moda. O Movimento Olga Benário do Piauí também divulgou nota de repúdio e em solidariedade as vítimas. Alunas fizeram manifestação no prédio do curso. 

Em publicação nas redes sociais, o Centro Acadêmico de Moda da Ufpi, Zuzu Angel, repudiou a violência contra as estudantes.

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: