Em leilão nacional de aeroportos regionais, o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), foi arrematado pela GRU Airports, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A abertura dos lances foi realizada na sede bolsa de valores brasileira B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (27). A vencedora deve investir R$ 55,5 milhões em melhorias da infraestrutura e modernização do terminal. O contrato de concessão é de 30 anos.
O aeroporto piauiense foi inserido na primeira rodada do programa AmpliAR, iniciativa do Governo Federal, sob a gestão do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), voltada à expansão da conectividade aérea e ao fortalecimento da aviação regional. Nesta etapa inicial, foram leiloados 13 aeroportos, com 12 arrematados pela GRU Airports e um pela Fraport Brasil, que atualmente administra o aeroporto de Fortaleza (CE).

De acordo com o governo estadual, a medida vai colaborar para o desenvolvimento turístico e econômico do semiárido piauiense, principalmente por destacar o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para o secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, as belezas naturais e a riqueza de materiais arqueológicos que podem ser visitadas e pesquisadas no local fazem de São Raimundo Nonato uma cidade com grande potencial turístico. “O terminal tem papel estratégico para o turismo, a pesquisa científica e a preservação do patrimônio histórico nacionÉ gratificante representar o Governo do Estado em uma ocasião tão importante para o Piauí”, disse o secretário, que esteve presente no leilão.
De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o programa AmpliAR, o Governo Federal busca atrair investimentos, modernizar aeroportos regionais e ampliar rotas aéreas em locais de relevância social, econômica e turística.
“A expectativa é que São Raimundo Nonato se consolide como um novo polo de desenvolvimento sustentável no interior do Piauí, conectando o mundo ao passado mais remoto das Américas”, destacou o ministro.
Fonte: Governo do Estado