Cidade

TEMPORAL

Chuva forte com raios e trovões alaga ruas de Teresina na madrugada

Precipitação confirma previsões e marca retorno das chuvas na capital; especialistas explicam fenômeno de transição para o período chuvoso

Por Luiz Brandão

Quinta - 18/12/2025 às 01:24



Foto: Luiz Brandão Em algumas vias da cidade a chuva foi suficiente para cobrir a pista
Em algumas vias da cidade a chuva foi suficiente para cobrir a pista

Uma chuva forte, acompanhada de muitos relâmpagos e trovões, atingiu Teresina no início da madrugada desta quinta-feira (18/12). O temporal, que confirmou as previsões dos meteorologistas, foi suficiente para causar alagamentos em várias ruas e avenidas da capital piauiense, um problema registrado em todas as áreas mais atingidas pela precipitação.

A ocorrência já era aguardada pelos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que desde segunda-feira (14/12) anunciavam o retorno das chuvas à cidade. Na terça-feira (16), o pluviômetro da Semarh já havia registrado um volume acumulado de 11 milímetros, indicando as pancadas típicas desta época.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Semarh, trata-se de uma chuva de baixa a moderada intensidade, comum na fase de transição para o período chuvoso. “São pancadas rápidas, que podem atingir alguns bairros e não outros. Por isso, o volume não é uniforme em toda a cidade”, explicou.

Segundo os especialistas, essas chuvas acontecem devido ao forte aquecimento diurno típico de Teresina, aliado à presença de umidade no ar. O climatologista Pedro Aderaldo, também da Semarh, detalha que essa combinação favorece a formação de nuvens carregadas (cumulonimbus), responsáveis pelas pancadas isoladas e trovoadas.

Outros fatores em escala regional também contribuem: o transporte de umidade da Amazônia e a atuação de sistemas como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) podem intensificar as precipitações.

Perspectivas e o Período Chuvoso

Apesar das chuvas recentes,o Piauí continua registrando temperaturas elevadas. Sônia Feitosa reforça que não há uma data exata para o início oficial do período chuvoso, trabalhando-se com tendências. “Dezembro começou com bons volumes, houve uma pausa e, agora, novos sistemas voltam a favorecer as precipitações”, afirmou.

A previsão indica uma mudança gradual no padrão do tempo. Enquanto um sistema de alta pressão ainda dificulta chuvas em parte do estado, os dados da Semarh apontam para um aumento das precipitações a partir desta quinta-feira (18), com possibilidade de chuva até sexta-feira em Teresina e avanço para outras regiões.

Fonte: Com informações da Semarh

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: