Cidade

GREVE

Trabalhadores da limpeza entram em greve e coleta de lixo é suspensa em Teresina

Trabalhadores da limpeza que atuam nas zonas Sul e Sudeste cruzaram os braços após atrasos no pagamento de salátrios

Da Redação

Quarta - 17/12/2025 às 09:38



Foto: Reprodução/Whatsapp Lixo acumulado no Centro de Teresina
Lixo acumulado no Centro de Teresina

Trabalhadores da limpeza urbana vinculados à empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta de resíduos nas zonas Sul e Sudeste de Teresina, deflagraram greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (17). A paralisação foi motivada pelo não cumprimento de um acordo firmado entre a empresa e a categoria, conforme denúncia do sindicato que representa os profissionais.

Segundo o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), a empresa deixou de pagar as horas extras referentes ao mês de novembro e também o vale-alimentação de dezembro, ambos já vencidos. A situação, de acordo com a entidade, levou os trabalhadores a suspenderem as atividades até que os valores sejam regularizados.

Ainda conforme o sindicato, na última segunda-feira (15), os serviços chegaram a ser interrompidos, mas foram retomados após a empresa garantir que efetuaria os pagamentos até a terça-feira (16). O compromisso, no entanto, não foi cumprido.

Na manhã desta quarta, os trabalhadores se reuniram em frente à sede da Ibero Lusitana, no bairro Lourival Parente, zona Sul da capital, em busca de uma resposta concreta da empresa. Segundo o sindicato, a direção informou que estaria tentando organizar os pagamentos, mas não apresentou datas ou garantias.

Diante da paralisação, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) divulgou nota pública esclarecendo que não há qualquer pendência financeira da Prefeitura de Teresina com a empresa responsável pela coleta.

Na nota, a Eturb afirma que não procede a alegação de dificuldades financeiras por parte da empresa e classifica como inadmissível a falta de repasse de benefícios e horas extras aos trabalhadores. O órgão também informou que irá adotar medidas administrativas e legais para assegurar o cumprimento do contrato, a garantia dos direitos trabalhistas e a continuidade do serviço de coleta na capital.

Nota da Eturb

A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano vem a público reafirmar que não existe qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa Ibero Lusitana, responsável pela coleta domiciliar nas zonas Sul e Sudeste da capital. Portanto, não procede qualquer justificativa financeira para a paralisação anunciada.

É inaceitável que a Ibero Lusitana deixe de repassar aos trabalhadores tíquetes e horas extras referentes aos serviços já realizados, prejudicando diretamente os profissionais e comprometendo a coleta domiciliar na cidade. Diante dessa postura, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa, com o objetivo de assegurar o cumprimento do contrato e garantir os direitos dos trabalhadores, além de proteger o interesse público.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: