
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) retomou nesta quarta-feira (30) os atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cerâmica Cil, localizada na zona Rural de Teresina. O consultório, interditado desde dezembro de 2023, foi reaberto após o Conselho Regional de Odontologia (CRO) confirmar o cumprimento das melhorias exigidas em notificação.
Com a reabertura, a FMS chega a 21 consultórios odontológicos em funcionamento desde o início da nova gestão, em janeiro. De acordo com a diretora de Atenção Básica, Fátima Sousa, o avanço é resultado de uma série de intervenções.
“No último dia 22, retomamos também o atendimento na UBS Usina Santana, que estava sem funcionar desde novembro de 2024”, informou. “Após ações estruturais e intervenções positivas, nove consultórios foram desinterditados pelo Conselho Regional de Odontologia e 12 que estavam parados voltaram a funcionar. Essas melhorias levaram a um crescimento de 34% nos atendimentos odontológicos”, disse.
O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou os esforços da gestão para restabelecer os serviços bucais na rede pública municipal. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a um atendimento odontológico de qualidade na rede de saúde municipal. Cuidar da saúde bucal previne doenças na boca e no restante do corpo. Além disso, um diagnóstico precoce é essencial para tratamentos eficazes”, afirmou.
Os serviços odontológicos de rotina em Teresina são realizados nas UBS, com procedimentos como avaliação da saúde bucal, limpeza, remoção de tártaro, restaurações, extrações e ações preventivas, como escovação supervisionada e aplicação de flúor.
Em casos de urgência, como dor de dente, a FMS orienta que a população procure um dos seis hospitais da capital com atendimento especializado. Já para tratamentos mais complexos — como canal, cirurgias, câncer bucal e atendimentos a pessoas com deficiência — os pacientes são encaminhados para um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Teresina.
Fonte: FMS