
Os efeitos negativos do tabagismo, do álcool em excesso e da falta de exercício físico podem surgir a partir dos 36 anos, segundo uma nova pesquisa publicada na revista Annals of Medicine (Elevate). O estudo mostra que adotar hábitos saudáveis desde cedo é essencial para garantir um envelhecimento com mais saúde.
A pesquisa foi feita na Finlândia, com pessoas nascidas em 1959 na cidade de Jyväskylä. Elas foram acompanhadas desde a infância até os 60 anos. Os pesquisadores avaliaram a saúde física e mental desses indivíduos aos 27, 36, 42, 50 e 61 anos. Foram usados exames médicos e questionários para identificar sintomas de depressão, níveis de colesterol e açúcar no sangue, pressão arterial, circunferência da cintura, entre outros fatores.
Três comportamentos de risco foram analisados: fumar, beber em excesso (mais de 875 doses de álcool por ano para mulheres e 1.250 para homens) e sedentarismo (fazer menos de um exercício por semana). Os resultados mostram que, quanto mais desses hábitos uma pessoa tem, pior sua saúde física e mental ao longo da vida.
Segundo a autora do estudo, Tiia Kekäläinen, muitas das doenças crônicas mais comuns — como câncer e problemas cardíacos — podem ser evitadas com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Ela reforça que nunca é tarde para mudar, e que hábitos saudáveis na meia-idade também ajudam a garantir uma velhice com mais qualidade de vida.
O estudo é observacional, ou seja, não prova causa e efeito, e tem limitações, como considerar todos os três comportamentos igualmente prejudiciais. Os autores também indicam que outros fatores, como alimentação, devem ser analisados em futuras pesquisas.
Fonte: Com informações da CNN