Saúde

INVESTIMENTOS

FMS de Teresina recebe seis novas ambulâncias para compor a frota do SAMU

É a primeira vez que Teresina recebe esse quantitativo de veículos da União desde a implantação do serviço na capital, em 2004

Da Redação

Sexta - 13/12/2024 às 11:50



Foto: FMS O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência
O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina recebeu do Ministério da Saúde seis novas ambulâncias que irão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Esta é a primeira vez, desde a implantação do serviço na capital (2004), que Teresina recebe esse quantitativo de veículos da União.

Atualmente, o SAMU conta com 11 viaturas, sendo três ambulâncias do tipo suporte básico e oito do tipo suporte avançado, além de quatro motolâncias e 5 ambulâncias da Central de Regulação de Teresina-CRT.Com a nova aquisição, o número será ampliado para 17, além das 5 da CRT. 

"Dos seis carros, a gente vai destinar três para o suporte avançado e três para o básico, e iremos ficar com reserva técnica. Isso vai melhorar muito a assistência à população de Teresina", informa a diretora do SAMU Adélia Oliveira.

De acordo com o presidente da FMS, Ítalo Costa, as novas ambulâncias serão entregues no dia 23 de dezembro. "Este é um presente de Natal do Ministério da Saúde para Teresina. Nosso objetivo é trabalhar para que o SAMU se fortaleça cada dia mais, para assistir nossos pacientes com excelência", declarou o gestor.

SAMU

O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel.

Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: