Saúde

TESTAGEM

FMS alerta foliões para realização de teste de HIV após carnaval

Período da folia aumenta a comportamentos de risco, especialmente em relação à saúde sexual

Da Redação

Quinta - 19/02/2026 às 15:09



Foto: O ideal é realizar os testes rápidos 30 dias após a relação sexual de risco
O ideal é realizar os testes rápidos 30 dias após a relação sexual de risco

Passado o período de Carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), alerta sobre a importância de realizar os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, todos disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no centro da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

A coordenadora do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Alana Niege, ressalta que o período de carnaval é marcado por grandes aglomerações, intensa circulação de pessoas e maior consumo de bebidas alcoólicas, fatores que aumentam a vulnerabilidade e a propensão a comportamentos de risco, especialmente no que diz respeito à saúde sexual. “Por isso, orientamos pessoas que têm vida sexual ativa a realizar os testes rápidos. O acesso aos serviços nesses locais é sigiloso e garantido”, finaliza.

FMS também oferece a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicamento que reduz o risco de infecção pelo HIV/AIDS

Além dos testes, está disponível a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é um medicamento utilizado por 28 dias para reduzir o risco de infecção pelo HIV/AIDS. A PEP deve ser iniciada em até 72horas (3 dias) após uma relação sexual desprotegida. Essa profilaxia pode ser acessada no CTA, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, e no Hospital Natan Portela, que oferece atendimento 24 horas, todos os dias.

Segundo  coordenadora , o ideal é realizar os testes rápidos 30 dias após a relação sexual de risco. “A pessoa pode fazer o teste a qualquer momento que se sentir apta a realizar o mesmo, mas o ideal é que, na dúvida, repita o teste após 30 dias da relação sexual desprotegida”, explica. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade