Uma operação de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) resultou na interdição de 136 litros de agrotóxicos líquidos e 6 quilos de produtos em pó que apresentavam irregularidades. A ação ocorreu entre os dias 9 e 13 de fevereiro nos municípios de Campo Maior, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Nossa Senhora de Nazaré, no norte do estado.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), durante a operação foram lavrados 14 termos de fiscalização, cinco notificações, cinco autos de interdição e dois autos de infração. Os produtos foram apreendidos por apresentarem inconformidades relacionadas à comercialização, armazenamento ou aplicação, em desacordo com a legislação vigente.
Fiscalização garante proteção dos trabalhadores rurais, dos consumidores e do meio ambiente
A fiscalização teve como foco verificar a regularidade dos estabelecimentos comerciais, as condições de armazenamento dos defensivos agrícolas e o uso adequado por parte dos produtores rurais. Segundo a Adapi, iniciativas como essa são essenciais para garantir a proteção dos trabalhadores rurais, dos consumidores e do meio ambiente, além de prevenir a circulação de produtos irregulares ou vencidos e reduzir riscos de contaminação do solo, dos alimentos e dos recursos hídricos.
Além do caráter punitivo, a operação também teve viés educativo, com orientações técnicas direcionadas a comerciantes e produtores sobre as normas legais e os procedimentos adequados para o manuseio seguro dos agrotóxicos.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#fiscalização #Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) #Campo Maior #Jatobá do Piauí #Sigefredo Pacheco #Nossa Senhora de Nazaré #agrotóxico