Política

CARBONO OCULTO 86

Sílvio Mendes doou terreno para empresário investigado por esquema com PCC

A doação do terreno pela Prefeitura de Teresina foi publicada no Diário Oficial do Município de 10 de setembro

Da Redação

Sábado - 15/11/2025 às 15:00



Foto: Montagem Piauí Hoje Prefeito de Teresina Silvio Mendes e empresário Haran Santhiago, investigado na Carbono Oculto 86
Prefeito de Teresina Silvio Mendes e empresário Haran Santhiago, investigado na Carbono Oculto 86

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, doou um lote de terreno no Polo Empresarial Sul para Haran Santhiago Girão Sampaio, ex-dono dos postos de combustível HD, e alvo da polícia na operação Carbono Oculto 86, deflagrada no último dia 5 de outubro, que investiga a infiltração do PCC (Primeiro Comando da Capital) no mercado de combustíveis do Piauí.

O decreto municipal em que consta a doação da Prefeitura de Teresina, através do prefeito Sílvio Mendes, para a empresa Arla Natural LTDA, representada por Haran, foi publicado na página 9, do Diário Oficial do Município de Teresina, na data de 10 de setembro de 2025.

O terreno doado pela Prefeitura de Teresina está situado no Polo Empresarial Sul, zona industrial, medindo 24,70 metros de frente para a Via 01; no fundo mede 60,93 metros, limitando-se com o lote 35 e 36; lado esquerdo mede 106,36 metros, limitando-se com o da via 37, e no lado direito mede 100,00 metros, limitando-se com o lote 17, com área de 4.281,24 m² e perímetro de 291,99 metros.

Haran é amigo de Victor Linhares, ex-assessor de Ciro e ex-secretário de Sílvio

Haran é amigo de Victor Linhares, ex-assessor do senador Ciro Nogueira e ex-secretário de Articulação Institucional da Prefeitura de Teresina. Ele foi exonerado por Sílvio poucos dias antes da operação policial, o que levantou suspeitas da polícia de que informações da investigação podem ter sido vazadas com antecedência. Haran e o sócio, Danillo Coelho, saíram de Teresina antes da operação, sendo abordados em aeroportos em São Paulo e Brasília, respectivamente.

Victor Linhares trabalhou como assessor de Ciro Nogueira entre os anos de 2018 e 1019, e, na liderança do PP, no Senado, em 2020. Ciro é padrinho de uma das filhas do ex-secretário da Prefeitura de Teresina.

Haran e Victor foram flagrados juntos, em vídeos de viagens internacionais, repercutidos em matéria do jornal Folha de S. Paulo. A reportagem informa que Victor Linhares, Haran e Danillo Coelho de Sousa (sócio de Haran nos postos HD, apontados pela polícia como núcleo do suposto esquema de lavagem de dinheiro para o PCC), e as respectivas esposas, aparecem fazendo brincadeiras e danças dentro de um jato.

O Portal Piauí Hoje entrou em contato com a Prefeitura de Teresina e o espaço segue aberto para posicionamento

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: