Política

MUDANÇA

Rafael Fonteles antecipa saída de Washington Bandeira da Seduc e nomeia novo secretário

Exoneração de Bandeira foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26)

Da Redação

Sábado - 27/12/2025 às 09:38



Foto: Secom Rafael Fonteles e Washington Bandeira
Rafael Fonteles e Washington Bandeira

 O governador Rafael Fonteles (PT) antecipou a reforma administrativa e oficializou, no Diário Oficial desta sexta-feira (26), a exoneração de Washington Bandeira do comando da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para o seu lugar, foi nomeado Rodrigo Torres, que já atuava na pasta como superintendente e deve dar continuidade aos projetos em curso.

Embora a previsão inicial fosse de que Bandeira permanecesse até 31 de dezembro, a transição foi acelerada. Mesmo exonerado da Seduc, Washington não deixa a gestão, ele foi nomeado como assessor especial do governador, mantendo-se no núcleo de confiança de Fonteles e cumpre agenda oficial em Paes Landin, neste sábado (27).

A saída estratégica de Washington Bandeira da pasta com maior orçamento e visibilidade do estado reforça os rumores nos bastidores políticos de que ele é o favorito para compor a chapa majoritária em 2026. Especula-se que Bandeira possa ser o candidato a vice-governador na chapa de reeleição de Rafael Fonteles. A movimentação levanta a possibilidade de uma "chapa pura" do PT (Governador e Vice do mesmo partido), algo que ainda depende de negociações com a base aliada.

Rodrigo Torres, o novo titular da Seduc, possui perfil técnico e já dominava a operação interna da secretaria como superintendente. Sua nomeação indica que o governo prioriza a execução das metas do Plano Estadual de Educação e a expansão das escolas de tempo integral sem sobressaltos durante a troca de gestão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade