
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (16), uma mudança na moeda de um empréstimo de US$ 392 milhões (cerca de R$ 2,1 bilhões, na cotação atual) do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O valor, que seria pago em dólar, será quitado em iene japonês.
O Governo do Piauí justificou a alteração afirmando que a moeda japonesa é mais vantajosa a longo prazo, devido à sua menor volatilidade cambial e maior estabilidade nas taxas de juros. Embora os juros do dólar possam parecer mais baixos no curto prazo, a análise técnica mostrou que a troca pelo iene trará mais benefícios financeiros no futuro.
A decisão, no entanto, foi criticada pelo deputado Gustavo Neiva (PP), que votou contra o projeto e questionou o envio de mais uma proposta de empréstimo. Neiva expressou preocupação com o crescente endividamento do estado, que, segundo ele, subiu da 18ª para a 6ª posição no ranking nacional.
Em defesa do governo, o deputado Dr. Vinícius (PT) rebateu as críticas, destacando que, de acordo com o Tesouro Nacional, o Piauí tem uma situação fiscal saudável, com o endividamento em 60,87%, bem abaixo do limite de 200%.
Fonte: ALEPI