
A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Ordem Econômica da Câmara Municipal de Teresina reprovou, nesta terça-feira (16), as contas do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) referentes ao exercício de 2022. A decisão, tomada por três votos a dois, segue o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado, que apontou irregularidades na prestação de contas do município. O prazo para que o ex-gestor apresentasse defesa se encerrou em 9 de setembro, sem qualquer manifestação.
Em entrevista à imprensa, o presidente da comissão, vereador Joaquim do Arroz, explicou que a comissão aguardou até o último dia para que Dr. Pessoa apresentasse sua contestação. “Nós aguardamos o prazo de contestação do prefeito, que era dia 9, e até hoje não foi apresentada nenhuma defesa. Então, colocamos a matéria em votação na comissão e, por três votos a dois, resolvemos reprovar as contas do ex-prefeito, seguindo o relatório do Tribunal de Contas”, explicou.
Segundo o parlamentar, os exercícios de 2021 e 2023 também já foram reprovados pela comissão e estão prontos para apreciação em plenário, mas ainda dependem de definição de data. “Já foram reprovados todos os três exercícios que chegaram à Casa: 2021, 2022 e 2023. Os anos de 2021 e 2023 estão prontos para votação há algum tempo, estamos apenas aguardando a mesa diretora pautar”, acrescentou.