Política

GUINADA

Gracinha Mão Santa se aproxima do governo, é homenageada e circula numa boa entre petistas

Deputada circula entre petistas e marca presença em eventos do governo; movimento ocorre após rompimento com o senador Ciro Nogueira

Por Luiz Brandão

Domingo - 19/10/2025 às 11:11



Foto: Gabriel Matos Rafael Fonteles entrega medalha à deputada Gracinha Mão Santa
Rafael Fonteles entrega medalha à deputada Gracinha Mão Santa

PARNAÍBA (PI) – A deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) tem protagonizado uma guinada política que chama a atenção no cenário piauiense. Histórica crítica e adversária do PT e do governo estadual, a parlamentar agora aparece em eventos ao lado do governador Rafael Fonteles (PT) e de membros de sua base, sinalizando uma nova fase em sua trajetória política. A mudança de postura foi evidenciada durante a plenária de encerramento do projeto "Diálogos pelo Piauí", no sábado (19), em Parnaíba, onde a deputada circulou à vontade entre os petistas e chamou atenção.

A aproximação com o grupo no poder não é um movimento isolado. Gracinha também participou de solenidades oficiais que marcaram o aniversário do Piauí em municípios do litoral, consolidando a imagem de nova aliada. Esta reaproximação familiar com o campo petista, (seu pai, Mão Santa, já governou o estado com apoio do PT), ocorre em um contexto de rupturas em sua antiga base de apoio.

Sábado (18) à noite, o governador Rafael Fonteles comandou uma solenidade, no Porto das Barcas, em Parnaíba, em comemoração ao Dia do Piauí. O evento reuniu diversas autoridades e personalidades que foram homenageadas com a Medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí. Entre os homenageados estava a deputada Gracinha Mão Santa, que recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Renascença.

Rompimento político 

A deputada rompeu publicamente com o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), a quem ajudou a eleger, e se afastou do seu outrora principal aliado e correligionários, o senador Ciro Nogueira (PP). De acordo com fontes próximas à família Moraes Sousa, o senador é hoje tratado como "traidor" por apoiar o prefeito parnaibano, que é de seu próprio partido.

Eleita em 2022 na esteira da oposição liderada por Ciro Nogueira, Gracinha Mão Santa herdou do pai, o ex-governador e ex-prefeito de Parnaíba, o carro  "Mão Santa", o estilo político aguerrido e as duras críticas aos adversários. Na campanha eleitoral, sua retórica era marcadamente contrária ao PT. A guinada, portanto, representa uma reconfiguração significativa nas alianças do norte do estado.

Com o rompimento com Ciro Nogueira e Francisco Emanuel, Gracinha se consolida como a maior liderança política da família Moraes Sousa em atividade e com mandato popular no norte do Piauí. A busca por novas parcerias torna-se essencial para manter sua influência e base eleitoral.

A presença dela em eventos centrais do governo Fonteles, como o "Diálogos pelo Piauí" – projeto que tem como objetivo ouvir a população para a construção do Plano Plurianual (PPA) –, é um indicativo forte de que as pontes foram estendidas e uma aliança partidária formal pode ser o próximo passo. O movimento é visto como uma manobra estratégica de ambos os lados: o governo amplia sua base de apoio no legislativo e no litoral, enquanto a deputada fortalece sua posição frente aos antigos correligionários.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: