Política

POLÍTICA

Em entrevista ao PodCast Politicamente, piscóloga fala sobre os desafios na vida pública

Natural de São Raimundo Nonato, Ivana Amorim é psicóloga, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, Suplente de Vereadora e Diretora na Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres

Por Marília Lélis

Quarta - 22/01/2025 às 10:27



Foto: Assessoria de Comunicação Ivana Amorim, diretora de Articulação Institucional, de Ações Temáticas e de Participação Política da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres.
Ivana Amorim, diretora de Articulação Institucional, de Ações Temáticas e de Participação Política da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres.

A Entrevistada do Podcast Politicamente desta quarta-feira (22) foi Ivana Amorim. Ivana é psicóloga, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, é suplente de vereadora de São Raimundo Nonato, atuou frente a secretaria municipal da Mulher de São Raimundo Nonato, e hoje é diretora de Articulação Institucional, de Ações Temáticas e de Participação Política da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres.

Durante a entrevista com a apresentadora Marília Lélis, Ivana Amorim falou sobre o início da sua vida pública, destacando sua gratidão a ex prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, pelo convite pra assumir a pasta da Mulher do município, e ainda para ser candidata a vereadora da cidade. Ela destacou os desafios enfrentados na sua trajetória política:

“O maior desafio inicial foi dentro da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres foi fazer com que a população entendesse que existe o gestor, que precisa tomar decisões enquanto o gestor, e existe a pessoa em muitos momentos pelo fato da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. Então, assim, superar essa divisão entre a pessoa gestora e a pessoa IVANA, onde muitas famílias de homens que cometeram violência acabaram levando para o lado pessoal. Então, eu cheguei a viver algumas situações de violência. De violência política de gênero, de violência no que diz respeito mesmo, a sede moral. Enfim, esse foi um grande desafio, mas nada que não tenha valido a pena enfrentar, para estar aqui e continuar na política pública de enfrentamento à violência contra a mulher”.

De acordo com Ivana, o Território Serra da Capivara está a mais de um ano sem feminicídio e isso se deve ao fato da realização de ações educativas e preventivas, principalmente nas escolas, nas comunidades e em toda rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O resultado do seu trabalho oportunizou a psicóloga a está trabalhando hoje na Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres.

“A diretoria da qual hoje eu faço parte é um nome grande, mas a gente tem que falar. A diretoria de articulação institucional, de ações temáticas e de participação política. Então assim, hoje eu comando essa diretoria dentro da Secretaria de Estado das Mulheres, ao lado da nossa Secretária Estadual, Zenaide Lustosa.  A diretoria na Secretaria de Estado de Mulheres é um outro desafio que eu estou abraçando hoje. É um desafio, eu que já vinha de uma caminhada no que diz respeito ao enfrentamento à violência hoje vou fazer uma caminhada mais relacionada à autonomia econômica e financeira das mulheres, a influenciar as mulheres a vir pra esse cenário político que eu acho importante a gente frisar isso Marília, o Brasil ainda ainda está num lugar, quando a gente vai olhar pro cenário da América Latina em sub representatividade de participação da mulher na política, então meu desafio hoje é com a política pública do serviço do estado a gente poder influenciar as mulheres melhorar a vida delas, influenciar elas não só elas saírem da situação de violência, a mulher precisa de muito mais do que sair da situação de violência, ela precisa se manter de forma financeira ela precisa se manter psicologicamente falando, e ela precisa ocupar espaço, espaço de poder espaço onde ela ganha melhor e espaço onde ela possa ter o poder de decisão."

Questionada sobre o projeto futuro para atuar na política, se candidatando a Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, Ivana afirmou que “acredito que é muito cedo eu dizer se eu vou trabalhar para eu voltar me candidatar como vereadora, eu tenho vivido experiências que fazem com que eu aproveite situações e as situações me levem a lugares muito muito bons, de muita realização profissional, pessoal, porque assim, eu me sinto muito bem quando eu percebo o meu espírito de coletividade, ele fala muito alto em mim, na minha caminhada na minha trajetória de vida, política, profissional então assim onde eu estiver independente que seja na política partidária que seja na política pública que seja lá na psicologia, no consultório, eu sou essa pessoa que estou aberta, hoje o meu partido político é o PT e estou conhecendo inclusive, ficando mais próxima, participando das reuniões com as mulheres do PT a nível de estado, então mais um nome se soma ao meu grupo político, que é o nome da Zenaide Lustosa não posso deixar de lado de enaltecer, de agradecer e de dizer o quanto eu tenho aprendido com essas mulheres do estado aqui que são mulheres de luta pelo partido do PT.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<