O governador Rafael Fonteles chegou à Picos nesta terça-feira (21) e visitou as áreas mais afetadas pelas chuvas, como os residenciais Augustinho e Bernardes, no bairro Ipueiras, além do Canto da Várzea.
Segundo o governador, o foco agora é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstruir as áreas urbana e rural da cidade, com o apoio de diversos órgãos e da parceria com o Governo Federal.
"Nosso objetivo é garantir celeridade no atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas, além de promover a reconstrução de Picos, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Estamos trabalhando de forma integrada com diversos órgãos estaduais, municipais e federais", afirmou.
Rafael Fonteles destacou que, desde as primeiras horas da emergência, o Governo do Estado tem atuado ativamente no resgate e no socorro às vítimas, com a colaboração de entidades como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
"Conclamo a população para seguir as orientações das autoridades, para evitar novos riscos, principalmente porque estamos em pleno período chuvoso", alertou o governador, destacando a atuação do prefeito Pablo Santos e o suporte do Governo Federal à cidade de Picos.
Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas devido às enchentes, e o impacto total nas comunidades afetadas pode superar 30 mil pessoas. "A resposta do Governo do Estado tem sido rápida, e nossa visita tem como objetivo acelerar ainda mais as ações de reconstrução", disse o governador.
O DER, por exemplo, está atuando simultaneamente em mais de 10 trechos de rodovias para garantir a desobstrução das vias e restabelecer a mobilidade na região. Na cidade, o Riacho dos Macacos está em processo de dragagem para evitar futuras inundações e também são realizadas intervenções no bairro Emaús.
Prefeito destaca união entre os governos
O prefeito de Picos, Pablo Santos, também ressaltou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para dar uma resposta ágil à população. "O momento agora é de reconstrução, e a união dos esforços entre os governos estadual, federal e municipal tem sido essencial", afirmou.
Ações da Assistência Social
A superintendente da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaina Mapurunga, destacou a presença da pasta, que tem colaborado com a Prefeitura de Picos no cadastro das famílias em situação de emergência e na identificação das residências localizadas em áreas de risco.
"O Governo do Estado já enviou 400 kits de higiene e limpeza, além de 400 fardos de água mineral. Estamos ainda orientando o município sobre os programas federais de assistência", explicou.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
O engenheiro Kelson França, da Defesa Civil, informou que a equipe do órgão está realizando um mapeamento detalhado das áreas mais afetadas pelas inundações e trabalhando no planejamento para a desobstrução dos bueiros. "Estamos atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros para orientar a população a buscar lugares seguros e garantir a assistência necessária", disse França.
O coronel Edilson, do Corpo de Bombeiros, também destacou a atuação da corporação. "Temos realizado ações de prevenção e resgates, com o uso de várias equipes e equipamentos especializados. Nosso trabalho é contínuo, e estamos preparados para atender a todas as necessidades da população", afirmou.
Em Picos, o Corpo de Bombeiros tem realizado resgates de pessoas e animais e prestado assistência a um grande número de demandas. "Temos uma estrutura completa, com cinco equipes de resgate, ambulâncias, embarcações e equipamentos adequados, como cordas e motores para atender às emergências", concluiu o coronel.
Serviços
Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros -(86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado - (89) 9450-6787.
Locais de doação
Produtos - Alimentos, água, lençóis, materiais de limpeza e artigos de higiene podem ser doados nos pontos de arrecadação:
Escola Normal Oficial - Rua São Sebastião, 49, Centro;
3º Batalhão de Engenharia de Construção - avenida Senador Helvídio Nunes, Jardim Natal;
Defensoria Pública - Avenida Deputado Sá Urtiga, 1020, bairro Bomba;
Secretaria Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Rua Marcos Parente, 150, bairro São Sebastião.
Fonte: CCOM/PI