Com as chuvas intensas que atingem a região, os Bombeiros de Picos estão registrando um número crescente de resgates de animais silvestres que, fugindo das enchentes, têm invadido áreas urbanas. O trabalho das equipes tem sido reforçado com a chegada de dez bombeiros de outras localidades para ajudar nas ações.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Semiárido, coronel Edilson Soares Lima, o impacto das chuvas vai além das casas inundadas, afetando os habitats naturais dos animais. "Muitos animais, como cobras e iguanas, têm buscado refúgio nas cidades. Desde o início das chuvas, já resgatamos mais de dez cobras", afirmou o coronel.
Em janeiro, entre os dias 1º e 21, o 4º GBM de Picos atendeu diversas ocorrências envolvendo resgates de animais, com destaque para cobras, iguanas e gambás. Além disso, no dia 20 de janeiro, um resgate inusitado chamou a atenção: um gato havia caído em um poço artesiano de 15 metros de profundidade na localidade de Cajazeira dos Gonçalves, zona rural de Picos.
A operação, que envolveu o cabo Afonso e três outros soldados, resultou no resgate do felino, que foi retirado com vida. "Ficamos tocados ao ouvir o desespero da senhora. A equipe montou rapidamente os equipamentos e conseguimos salvar o gato", contou Afonso.
O Capitão Alisson Range, comandante do 4º GBM, fez um apelo à população para que, em caso de avistamento de animais silvestres, não tentem capturá-los ou alimentá-los, evitando assim complicações. Ele também orientou sobre cuidados em caso de chuvas fortes, como não transitar por áreas alagadas e desconectar a energia elétrica em locais inundados.
O Corpo de Bombeiros de Picos permanece disponível 24 horas para atender a comunidade em emergências, sendo possível realizar contato pelos números 193 ou (86) 9429-7268.
Fonte: CCOM/PI