
As tradicionais serestas na cidade de São Pedro do Piauí foram suspensas por tempo indeterminado após dois episódios violentos registrados durante uma festa no dia 30 de agosto de 2025.
A Prefeitura de São Pedro tomou a decisão atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual, após um homem ser morto a facadas durante o evento e, dias depois, uma tentativa de execução relacionada a disputas entre facções criminosas.
O que aconteceu
Durante a festa, o locutor do evento esfaqueou e matou Cleison Aristides da Silva, de 22 anos, apontado pela polícia como integrante de facção criminosa. Em retaliação, comparsas da vítima incendiaram o carro do locutor, que acabou atingindo e destruindo uma motocicleta estacionada. O locutor segue foragido e não foi localizado pelas autoridades.
Três dias depois, na madrugada de quarta-feira (3), Wandreson Alves de Lima, ligado a uma facção rival à de Cleison, foi baleado quatro vezes, duas vezes nas pernas e duas nas costas. Segundo a Polícia Militar, ele foi atacado dentro de casa por dois homens armados que fugiram em uma motocicleta.
Wandreson foi socorrido consciente e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Conforme a polícia, a tentativa de homicídio teria sido motivada pela comemoração pública feita por Wandreson sobre a morte de Cleison. Os suspeitos do ataque seriam os mesmos envolvidos no incêndio ao carro do locutor.
Confira a nota:
A Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, que é a responsável pela concessão de alvará para realização de serestas em espaços públicos, resolveu suspender as mesmas diante de recomendação do representante do Ministério Público desta Comarca de São Pedro do Piauí em entendimento com o Comandante do GPM da cidade.
Tal recomendação se deu em razão dos fatos ocorridos na última sexta-feira, 29/08/2025, em uma seresta em que ocorreu um homicídio, culminando com outros atos de grave violência (duas residências de parentes do acusado foram atingidas com disparos de arma de fogo e outra residência foi invadida e disparado vários tiros de arma de fogo contra uma pessoa), praticados, supostamente, em represália ao homicídio ocorrido, fatos que estão sendo apurados pela Delegacia Regional de Água Branca.
Portanto, prezando pela proteção e incolumidade da população, a gestão municipal resolveu, prudentemente, suspender, nesse momento, toda e qualquer realização de serestas em locais púbicos e abertos no município, até que os fatos sejam apurados e volte a tranquilidade para a população.