Municípios

BRASIL ANTENADO

Piauí recebe Cinema Itinerante do programa Brasil Antenado

Curimatá será a primeira cidade a receber o cinema gratuito com pipoca, filme e orientações sobre a nova parabólica digital

Da Redação

Sexta - 05/09/2025 às 12:01



Foto: Divulgação Cinema Itinerante do programa Brasil Antenado
Cinema Itinerante do programa Brasil Antenado

O programa Brasil Antenado estreia neste sábado(6), em Curimatá (PI), o projeto de cinema itinerante gratuito, uma iniciativa que transformará praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto, combinando lazer e informação.

O projeto tem como objetivo entreter as famílias e comunicar, de forma lúdica e interativa, como os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) podem receber gratuitamente um kit com a nova parabólica digital.

As sessões serão realizadas sempre com telão de LED, distribuição gratuita de pipoca e a exibição de “O Auto da Compadecida 2”.  Antes da exibição do filme, o público assiste a um trailer explicativo com detalhes sobre o programa. Além disso, instrutores estarão presentes durante as sessões para tirar dúvidas e orientar os moradores do município sobre como solicitar gratuitamente a nova antena.

A iniciativa é da Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa responsável pela execução do Brasil Antenado, que está sendo realizado em 323  cidades do país que não possuem sinal ou com sinal precário de TV aberta, e por isso a necessidade da instalação gratuita da antena digital. O programa foi instituído pelo Ministério das Comunicações através da Portaria nº 17.337, de 7 de abril de 2025.

Para Leonardo Liébana, diretor de Comunicação da EAF, a aposta no cinema itinerante reforça o caráter inovador da estratégia de comunicação do programa. “Comunicar sobre um programa como esse, que vai mudar a vida de milhares de famílias, em escala nacional, é um desafio robusto. Estamos falando de cidades com pouco ou nenhum sinal de TV, por isso tivemos que pensar em uma estratégia que chegasse no Brasil profundo e fosse efetiva”, explica Liébana.

“A ideia do cinema nasce da necessidade de chegarmos em nosso público-alvo e trazê-los para perto em um contexto lúdico, criando uma conexão genuína com as pessoas na ponta e levando de forma leve e acessível as informações essenciais sobre o Brasil Antenado”, completa.  

Veja abaixo as datas e municípios que receberão o cinema Itinerante em sete municípios do Piauí. As sessões ocorrem sempre às 18h.

  • 06/09/2025 - Curimatá
  • 07/09/2025 - Riacho Frio
  • 08/09/2025 - Redenção do Gurguéia
  • 09/09/2025 - Currais
  • 10/09/2025 - Caracol
  • 11/09/2025 - Dom Inocêncio
  • 12/09/2025 - Capitão Gervásio Oliveira

Brasil Antenado

O programa Brasil Antenado, criado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel, e executado pela EAF, tem como objetivo assegurar o acesso à informação em regiões sem sinal ou com sinal precário de TV aberta. É destinado às famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas e todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. O agendamento da instalação deve ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também WhatsApp).

Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, até abril de 2026:

● Fase A (14/07–12/10/2025): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas.

●  Fase B (13/10/2025–11/01/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 228 mil famílias aptas.

● Fase C (12/01–12/04/2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas.

A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br    

Sobre a EAF

A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G no país, os programas Siga Antenado e Brasil Antenado, a execução das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura das telecomunicações no norte do Brasil, e a implantação das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: