Um filhote de peixe-boi marinho foi encontrado morto na quarta-feira (28) na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí. O animal foi encontrado em estado avançado de decomposição e não foi possível identificar a causa da morte.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o filhote encalhado era macho e tinha 137 centímetros. O animal foi avistado por pescadores e pela equipe do Instituto Tartarugas do Delta.
Segundo os técnicos da CIA/FaunaMar, acredita-se que o filhote tenha nascido em mar aberto e tenha morrido há alguns dias, em função do seu estado avançado de decomposição.
“Essa ocorrência representa uma perda significativa para o ecossistema costeiro e para a conservação da espécie. Desde 2016, somam-se onze filhotes que encalharam no nosso litoral. Desse total de onze, quatro filhotes foram encontrados mortos e sete resgatados vivos pela CIA/FaunaMar e ICMBio/APA Delta do Parnaíba. Hoje, esses animais resgatados encontram-se no Centro de Mamíferos Aquáticos-CMA, em Itamaracá-PE, passando pelo processo de reabilitação, disse Liliana Souza, bióloga do Projeto FaunaMar/CIA.
De acordo com a bióloga, esses dados reforçam a necessidade de entender o que vem afetando o nosso litoral e causando esses encalhes.
“Estamos em uma região com uma intensa ocupação costeira, supressão de vegetação, o que afeta diretamente as áreas abrigadas que são prioritárias para a conservação da espécie. Essas ameaças podem estar relacionada às ocorrências dos encalhes”, relata Liliana Souza.
“Esse é o segundo encalhe de filhote de peixe-boi na região da Pedra do Sal. O primeiro foi em 2023, onde resgatamos o animal com vida e agora registramos um animal morto, sendo na mesma região. Precisamos ficar atentos e fortalecer as ações para proteger o peixe-boi marinho, que é espécie chave para o equilíbrio ambiental”, relata Matheus Oliveira, agente ambiental da APA Delta do Parnaíba.
Fonte: Comissão Ilha Ativa