Em 2023, cerca de 45,3% da população do Piauí ainda estava em situação de pobreza. O número representa uma redução de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando havia sido registrado 48,2%. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em uma perspectiva de longo prazo, se considerarmos o início da série histórica do levantamento de dados, em 2012, quando registrou-se uma situação de pobreza para 55,4% da população piauiense, observamos que a redução da pobreza em comparação a 2023 foi ainda maior, com uma queda de 10,1 pontos percentuais.
Em termos de quantidade da população em situação de pobreza, em 2023 havia cerca de 1,49 milhão de pessoas, enquanto em 2012 havia 1,77 milhão, uma redução de cerca de 280 mil pessoas em situação de pobreza no período. Merece ser registrado que a proporção da população em situação de pobreza no Piauí em 2023 foi a menor da série histórica.
A pesquisa busca traçar um perfil das condições de vida da população brasileira, com o intuito de subsidiar todas as instâncias de governo com indicadores socioeconômicos, a fim de que possam planejar políticas públicas mais assertivas no campo social, dentre elas a de criação e/ou aprimoramento de programas sociais que venham a minorar os efeitos da pobreza da população em nosso país.
Pessoas em situação de pobreza eram aquelas que viviam, em 2023, com um rendimento domiciliar per capita de menos de R$ 665,00 mensais, ou US$ 6,85 por dia, conforme os parâmetros do Banco Mundial para definir a situação de pobreza. É importante observar que os valores referentes à linha de pobreza não podem ser convertidos usando a taxa de câmbio do mercado, mas referem-se ao fator de Paridade do Poder de Compra (PPC) do dólar americano.
Fonte: IBGE