
Moradores de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano já podem participar da votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. A votação segue até o dia 13 de julho e pode ser feita de forma totalmente digital, pelo site opa.colab.re, pelo aplicativo Colab, pelo WhatsApp (86 98130-2765) ou presencialmente nas vans do OPA, que começaram a circular nessa sexta-feira (4) nas cinco cidades.
As vans e picapes do OPA funcionam como cabines móveis de votação e estão equipadas com tablets, internet e equipes de apoio técnico. Para utilizar o serviço presencial, é necessário fazer o agendamento, disponível 24 horas por dia no portal do OPA até o fim do período de votação.
Nesta edição, 564 entidades comunitárias inscreveram 1.311 propostas. Após uma análise técnica, documental e orçamentária, 845 delas foram consideradas viáveis e estão disponíveis para votação. Teresina concentra o maior número de propostas, com 450; seguida por Piripiri (143), Floriano (96), Picos (79) e Parnaíba (77).
As propostas abrangem diversas áreas prioritárias, com maior número voltado para:
- Mobilidade urbana (41,1%);
- Esporte e lazer (25,8%);
- Cultura (14,3%);
- Segurança e justiça (9,7%);
- Produtividade e agricultura (9,2%).
Sobre o OPA
O Orçamento Participativo Digital é um programa do Governo do Estado do Piauí, criado em 2023, e coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). O objetivo é ampliar a escuta da população e permitir que os próprios moradores escolham, por meio do voto, quais obras e serviços devem ser incluídos no orçamento estadual.
Nesta edição, o governo destinou R$ 80 milhões ao programa, reafirmando o compromisso com uma gestão mais participativa e alinhada às reais necessidades das comunidades.