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BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção

Sérgio Dias

Quinta - 03/07/2025 às 17:08



Foto: Sérgio Dias BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari
BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Com um investimento de R$ 5,5 bilhões e uma megaestrutura que ocupa o equivalente a 645 campos de futebol, a BYD deu início a uma nova fase da sua atuação no Brasil ao apresentar o primeiro veículo produzido em caráter experimental na planta de Camaçari, na Bahia. O modelo é o Dolphin Mini, que será um dos três automóveis da montadora inicialmente fabricados em território nacional, juntamente com o Song Pro e o King, todos em sistema SKD (Semi Knocked-Down), ou seja, com montagem local a partir de kits importados.


“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção”, afirmou Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.A planta de Camaçari inicia suas operações com foco na montagem dos modelos Dolphin Mini, Song Pro GL/GS e King GL/GS. A linha de montagem opera, por enquanto, com kits semi-desmontados, mas o planejamento prevê nacionalização progressiva dos processos industriais, com etapas como estampagem, soldagem, pintura e incorporação de conteúdo local.

A estrutura da fábrica é uma das maiores da América Latina voltada à produção de veículos elétricos, com 156.800 metros quadrados de área construída. A linha de produção incorpora tecnologias avançadas de automação, rastreabilidade em tempo real, robôs para instalação de vidros e fixação de baterias, além de um sistema tridimensional de uso do espaço.


Entre os diferenciais da operação baiana, está um sistema exclusivo de fricção silenciosa que mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis na linha de montagem. Essa solução visa otimizar o ambiente de trabalho e reduzir o impacto sonoro interno.A capacidade inicial de produção é de 150 mil veículos por ano, com expansão projetada para 300 mil unidades na segunda fase. Além disso, a BYD já iniciou a contratação de mão de obra local. Atualmente, mais de 1.000 profissionais estão alocados diretamente nas atividades da fábrica e outros 400 foram recentemente incorporados. Até o fim de 2025, a previsão é chegar a 3.000 contratações adicionais, com oportunidades em áreas técnicas, operacionais e administrativas.

Em paralelo à estrutura industrial, a empresa avança na formação de uma cadeia de fornecimento local. Ao todo, 106 fornecedores brasileiros foram qualificados para atender à planta baiana. A primeira empresa homologada foi a Continental Pneus, também localizada em Camaçari, o que facilita a logística e reduz custos operacionais.

Outro destaque da operação brasileira é o desenvolvimento conjunto de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, capaz de operar com etanol e gasolina. O projeto é fruto de uma colaboração entre engenheiros brasileiros e chineses, visando aliar eficiência energética e redução de emissões, com integração ao sistema elétrico dos modelos BYD.


A consolidação da planta baiana como hub industrial da marca na América Latina visa atender à crescente demanda do mercado regional por veículos eletrificados. A montagem em SKD é o primeiro passo da estratégia de expansão da produção local, que deve ganhar complexidade à medida que novas fases do projeto forem implementadas.A BYD planeja, ainda, usar a planta de Camaçari como base para exportações futuras para países vizinhos. A localização estratégica no Nordeste facilita o acesso a rotas marítimas e oferece vantagens logísticas em relação a mercados como Argentina, Uruguai e Colômbia.

O cronograma de produção em escala será anunciado nas próximas semanas, com expectativa de entrega dos primeiros veículos nacionais ainda em 2025. A operação baiana da BYD representa, até o momento, o maior investimento da empresa fora da China e um marco para a retomada da indústria automotiva na região Nordeste do Brasil.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Xiaomi YU7 promete viagens mais longas com menos paradas

A Xiaomi deu início à comercialização de seu primeiro SUV elétrico, o YU7, na China. Disponível em três versões, o modelo é a mais recente aposta da empresa no mercado automotivo, consolidando sua presença no segmento de veículos elétricos com foco em desempenho, tecnologia embarcada e autonomia de longo alcance.

Com preços a partir de 253.500 RMB (cerca de R$ 183 mil), o YU7 chega às concessionárias chinesas em três configurações principais: Standard, Pro e Max. Os modelos contam com tração traseira ou integral, dependendo da versão, além de autonomia que varia entre 670 e 835 quilômetros sob o ciclo CLTC. O lançamento ocorre após uma série de testes e certificações realizadas ao longo de mais de 10 milhões de quilômetros percorridos em diferentes regiões do país.

Link-Belt atinge marco histórico de vendas no mercado nacional

Nos últimos 14 anos, a Link-Belt Excavators tem consolidado sua presença no mercado nacional de escavadeiras. A marca, com sede em Sorocaba (SP), alcançou um marco com a venda da milésima unidade em território brasileiro, resultado de uma operação iniciada com a linha X2 e fortalecida pela evolução tecnológica da série X3.

Com fabricação sob responsabilidade do grupo japonês Sumitomo, os equipamentos são distribuídos em todo o país, além de outros mercados da América Latina. De acordo com Fernanda Prado, gerente regional da Link-Belt no Brasil, “esse número representa muito mais do que vendas. É a consolidação de uma empresa jovem, mas que se apoia em valores sólidos e reais. É motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”.

O oceano será a nova pista da Ferrari

A Ferrari anunciou seu ingresso em uma nova modalidade esportiva: a vela oceânica. A fabricante italiana revelou o projeto Hypersail, um iate de regata de 100 pés que unirá conceitos de engenharia automobilística ao desenvolvimento náutico. O lançamento da embarcação está previsto para 2026, na Itália, com testes de mar programados após a conclusão da construção.

O Hypersail será conduzido por Giovanni Soldini, velejador italiano e Team Principal da equipe, e terá a concepção técnica liderada pelo arquiteto naval francês Guillaume Verdier. A proposta integra a tradição da Ferrari nas corridas de longa duração com avanços tecnológicos voltados à eficiência energética e ao controle dinâmico em alto-mar.

O projeto visa criar uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento voltada para a navegação offshore, com a Ferrari participando diretamente de todo o ciclo de concepção, engenharia e testes. Segundo John Elkann, presidente da Ferrari, “Hypersail é um novo desafio que nos leva além de nossos limites e expande nossos horizontes tecnológicos. Ao mesmo tempo, está perfeitamente alinhado à tradição da Ferrari”.

Nova geração do Ford Territory é revelada no Brasil

Durante o Festival Interlagos, em São Paulo, a Ford apresentou pela primeira vez ao público a nova geração do Territory, versão atualizada do SUV que será lançada oficialmente no Brasil em julho. O modelo foi exibido globalmente e marca o reforço da estratégia da montadora no segmento de utilitários esportivos na América do Sul.

“O Territory é o modelo do nosso portfólio que mais cresceu no último ano no Brasil e na América do Sul e tem espaço para avançar ainda mais. Esse sucesso é um reflexo direto da excelente aceitação das mudanças que ele trouxe na nova geração. Agora, refinamos ainda mais a sua proposta, em sintonia com os desejos dos clientes para aproveitar o bom momento e ampliar a sua participação no segmento”, afirmou Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford América do Sul.

Red Hat certifica sistema operacional para veículos definidos por software

Em um marco para o setor automotivo, a Red Hat anunciou que seu sistema operacional para veículos, o Red Hat In-Vehicle Operating System, obteve a certificação de segurança funcional como Safety Element out-of-Context (SEooC), segundo a norma ISO 26262, Edição 2, 2018 – Nível ASIL-B. A conquista, resultado de uma colaboração iniciada em 2021 com a certificadora exida, será o pilar do lançamento completo da plataforma, previsto para o terceiro trimestre de 2025.

“O lançamento do Red Hat In-Vehicle Operating System representa um ponto de inflexão na transição da indústria automotiva para veículos definidos por software”, afirmou Francis Chow, vice-presidente da Red Hat. “Estamos entusiasmados em ajudar a transformar a experiência de direção, capacitando o ecossistema automotivo com uma plataforma mais escalável, confiável e aberta.”

MTA da Gilbarco Veeder-Root automatiza gestão móvel de combustível

Empresas que operam com transporte de combustíveis em ambientes móveis passam a contar com uma nova ferramenta de monitoramento em tempo real. A Gilbarco Veeder-Root lançou no Brasil o MTA – Mobile Tank Application, tecnologia voltada à gestão de estoques em deslocamento e ao controle de operações de abastecimento em veículos como caminhões-tanque, unidades agrícolas e equipamentos de suporte a setores remotos.

“O MTA nasce como resposta direta à necessidade do mercado por controle de combustível com mobilidade e precisão”, afirma Marcelo Regueira, diretor de estratégia da Gilbarco Veeder-Root. “Conseguimos garantir rastreabilidade de cada litro e maior previsibilidade em frotas que atuam em cenários com pouca infraestrutura.”

Chevrolet Corvette ZR1X 2026 traz tração integral e V8 biturbo

A General Motors apresentou o novo Chevrolet Corvette ZR1X 2026, configurado com tração integral e sistema de propulsão híbrido não plugável. O anúncio marca a introdução do modelo mais potente da marca até hoje, com 1.250 cavalos de potência combinada e uma aceleração estimada de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos.

O novo Corvette ZR1X integra o motor V8 LT7 biturbo de 5,5 litros, com 1.064 cavalos de potência e 1.122 Nm de torque, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas, além de um motor elétrico dianteiro com 186 cavalos de potência, alimentado por bateria de 1,9 kWh com capacidade ampliada. De acordo com a montadora, a energia é regenerada durante a condução, dispensando recarga externa.

GWM lança série limitada do Haval H6 para celebrar liderança

A GWM Brasil iniciou a comercialização do Haval H6 HEV One, série limitada a 2 mil unidades. O lançamento ocorre como forma de comemorar os resultados obtidos em maio de 2025, quando a empresa alcançou recorde de 3.217 veículos emplacados e liderança no segmento de híbridos.

Com valor fixado em R$ 199 mil, o H6 HEV One foi desenvolvido a partir da versão HEV2 e mantém o conjunto propulsor híbrido que combina motor 1.5 turbo a gasolina com um motor elétrico, resultando em potência combinada de 243 cavalos e torque de 54 kgfm. A edição apresenta alterações visuais e ajustes no pacote de equipamentos, como rodas exclusivas e lanternas traseiras vermelhas, em substituição ao acabamento fumê da versão anterior.

Mercedes-AMG apresenta o CONCEPT AMG GT XX com motorização elétrica de alta performance

A Mercedes-AMG revelou o CONCEPT AMG GT XX, veículo que antecipa a chegada de um modelo elétrico esportivo de quatro portas baseado na arquitetura AMG.EA. O projeto foi desenvolvido por equipes interligadas na Alemanha e no Reino Unido, reunindo a Mercedes-Benz em Sindelfingen e Untertürkheim, a Mercedes-AMG em Affalterbach, a YASA e os especialistas da Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth. A comercialização da versão de produção do veículo está prevista para 2026.

Segundo Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, o novo modelo representa uma mudança na concepção de desempenho: “Com nosso motor de fluxo axial de alta tecnologia, estamos entregando um novo sistema de propulsão, inédito em densidade de potência, peso e compactação. Isso se combina com uma nova bateria de alta performance desenvolvida do zero.”

The Ocean Race retorna a Itajaí em 2027 e 2031

O litoral catarinense voltará a ser palco de uma das etapas mais aguardadas da regata de volta ao mundo The Ocean Race. A organização confirmou nesta semana que Itajaí sediará o evento novamente em abril de 2027 e, pela primeira vez, em 2031, consolidando uma parceria de duas edições entre a cidade, o governo estadual e os organizadores da prova.

Segundo Johan Salen, diretor da The Ocean Race, a cidade tem papel relevante no calendário da regata. “Itajaí é sempre uma escala muito bem-vinda para a The Ocean Race e para nossos velejadores, especialmente por vir após a perna mais longa no mar. A paixão do público local e a liderança em excelência sustentável do evento tornam a cidade uma escolha natural para a quinta parada consecutiva.”

Fonte: Sérgio Dias

Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
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