
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Argentina, Javier Milei, se encontraram nesta quinta-feira (3) em Buenos Aires, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. O Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco econômico sul-americano.
O encontro foi rápido e formal, logo após a chegada de Lula ao evento. Os dois trocaram algumas palavras e tiraram uma foto juntos, mas não havia previsão de uma reunião bilateral. Lula estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também cumprimentou Milei.
A relação entre os dois presidentes é tensa. Antes de assumir o cargo, Milei fez declarações duras contra Lula, chamando-o de "corrupto". Mesmo após as eleições, Milei manteve sua posição e reafirmou que não se arrepende do que disse. A comitiva brasileira explicou que a ausência de uma reunião privada foi devido à agenda apertada de Lula.
Apesar da rápida passagem por Buenos Aires, Lula deve visitar a ex-presidente argentina Cristina Kirchner após a cúpula. Kirchner, uma crítica frequente do governo Milei, voltou a questionar a condução econômica do país.
Em uma recente publicação, Kirchner disse: "Você pode gritar, xingar e ameaçar colocar 'todo mundo na cadeia', mas os dólares estão saindo e os investimentos não estão entrando. E você, que é bilardista, sabe que o resultado é o que importa, não a narrativa".
Fonte: Brasil247