Mundo

ELEIÇÕES EUA

Joe Biden se saiu mal em primeiro debate presidencial com Donald Trump

Candidatos trocaram farpas sobre aborto, economia e até habilidades no golfe

Da Redação

Sexta - 28/06/2024 às 08:50



Foto: Divulgação Debate presidencial entre Donald Trump e o presidente Joe Biden
Debate presidencial entre Donald Trump e o presidente Joe Biden

No primeiro debate das eleições de 2024, nesta quinta-feira (27), o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump trocaram farpas e uma série de informações falsas e enganosas. O debate, realizado pela CNN, expôs divergências em diversos temas cruciais. Enquanto Biden teve um desempenho instável e hesitante, Trump agiu com uma série de ataques, muitas delas sendo falsas. As eleições ocorrem no dia 5 de novembro deste ano.

Ambos trocaram farpas sobre o aborto, guerra da Ucrânia e Gaza, economia, imigração e até mesmo suas habilidades no golfe. À medida que cada um tentava mudar o que as pesquisas de opinião mostram que tem sido uma disputa praticamente empatada há meses.

Economia

Trump afirmou: "Tivemos a maior economia da história".

Os fatos: Durante a presidência de Trump, a pandemia causou uma recessão significativa. Em 2020, o governo emprestou US$ 3,1 trilhões para estabilizar a economia, e Trump deixou a Casa Branca com menos empregos do que ao entrar. O crescimento econômico médio foi de 2,67% nos primeiros três anos de Trump, menor que os 4% de média durante os dois mandatos de Bill Clinton, conforme dados do Bureau de Análise Econômica. O crescimento tem sido mais forte sob Biden do que sob Trump. A taxa de desemprego caiu para 3,5% antes da pandemia, mas a taxa de participação da força de trabalho para pessoas de 25 a 54 anos foi maior sob Clinton e Biden.

Aborto

Trump declarou: "O problema que eles têm é que são radicais porque tirarão a vida de uma criança no oitavo mês, no nono mês e até depois do nascimento".

Os fatos: Isso é incorreto. O infanticídio é criminalizado em todos os estados, e nenhum estado permite matar um bebê após o nascimento. Termos como "abortos tardios" tentam estigmatizar abortos no final da gravidez, que são raros e geralmente resultam de complicações graves. Em 2020, menos de 1% dos abortos nos EUA ocorreram após 21 semanas de gestação.

COVID-19

Biden acusou Trump de dizer aos americanos para "injetar água sanitária" nos braços para tratar a COVID-19.

Os fatos: Isso é um exagero. Trump perguntou se seria possível injetar desinfetante nos pulmões durante uma coletiva de imprensa em abril de 2020. Ele mencionou o conceito de usar desinfetantes ou luz para eliminar o vírus, sugerindo que médicos deveriam investigar essa possibilidade.

Migrantes

Trump afirmou que Biden "matou pessoas com uma fronteira ruim e inundando centenas de milhares de pessoas morrendo e também matando nossos cidadãos quando eles entram".

Os fatos: Trump fez uma série de alegações falsas sobre a imigração. Ele frequentemente afirma que outros países estão enviando prisioneiros e pacientes de instituições mentais para os EUA, sem evidências. Trump também argumentou que o aumento da imigração está causando um aumento no crime, mas estatísticas mostram que o crime violento está em declínio. Um estudo de 2020 encontrou "taxas de prisão por crimes graves consideravelmente mais baixas" entre pessoas nos EUA ilegalmente do que entre imigrantes legais ou nativos.

O debate foi uma demonstração clara das estratégias de ambos os candidatos, com Trump usando mais alegações falsas e Biden exagerando em certos pontos. A análise da Associated Press destaca a importância de checar os fatos durante a campanha eleitoral.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: