
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta quinta-feira (8) para parabenizar o novo papa, Leão XIV, o primeiro pontífice norte-americano da história da Igreja Católica.
Traduzido para o português, Trump disse: "Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país".
"Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo", acrescentou o presidente dos EUA.
Novo papa criticou o governo de Donald Trump
Antes de se tornar o papa Leão XIV, o cardeal Robert Prevost publicou em suas redes sociais uma crítica ao governo de Trump e travou um embate com o vice-presidente norte-americano, JD Vance. Em sua última postagem no X, o novo líder da Igreja Católica questiona a deportação irregular de Kilmar Abrego Garcia, cidadão salvadorenho residente nos EUA.
No texto compartilhado afirma que "Trump e (o presidente salvadorenho, Nayib) Bukele, usam o (Salão) Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal (...)", em referência à polêmica deportação do salvadorenho Kilmar García, que foi deportado por engano durante a gestão Trump.
Em outro momento, o novo papa contestou uma fala do vice-presidente dos EUA, JD Vance, de que "a extrema esquerda inverteu" valores do cristianismo.