
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais, na tarde desta quinta-feira (8), para cumprimentar o cardeal Robert Prevost, escolhido para ser o novo papa da Igreja Católica. Ele usará o nome de Leão XIV. Na saudação ao novo pontífice, Lula disse desejar que ele "dê continuidade ao legado do Papa Francisco".
"Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV", escreveu o presidente, no X (antigo Twitter).
Lula destacou que o novo pontífice deve ser contrário à "guerras, ódio e intolerância".
"Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo", declarou.
Lula, a primeira-dama Janja e uma comitiva brasileira estiveram no velório do Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril deste ano.
Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, Illinois, em 14 de setembro de 1955, é o primeiro papa norte-americano e primeiro papa agostiniano da Igreja Católica. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Robert Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, mais especificamente no Peru, onde atuou nos anos 80.
Leia mais:
Norte-americano Robert Prevost é o novo papa; ele será o Leão XIV
Leão XIV citou papa Francisco em seu primeiro discurso; leia aqui
Trump parabeniza Leão XIV; novo papa já publicou críticas ao governo dos EUA
Saiba o que a escolha do nome Leão pode dizer sobre o novo papa
CNBB e Arquidiocese de Teresina manifestam apoio ao Papa Leão XIV