
O vereador João Pereira (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Teresina durante a sessão plenária dessa quarta-feira (07) para falar sobre a greve dos motoristas e cobradores do transporte público em Teresina, prevista para iniciar amanhã (09). O vereador defendeu a luta dos trabalhadores, convocou os demais parlamentares para resolver a situação e cobrou providências para a garantia de um transporte funcional para os teresinenses.
"Nobres vereadores, vereadoras, nós temos que encaminhar algo para resolver esta situação que se arrasta há décadas. Não é de hoje essa problemática do transporte público de Teresina. O mais afetado é o povo mais pobre, o assalariado, o cidadão que tem ali só apenas o Bolsa Família. Aquele que trabalha e recebe um salário mínimo e precisa se deslocar para um centro ou outra região", disse o vereador.
João Pereira destacou ainda que a paralisação dos trabalhadores do transporte público é reflexo da luta legítima da categoria por melhores salários e condições de trabalho.
"Atualmente, a grande maioria dos teresinenses que estão carentes de transporte público são obrigados a gastar até 40% de seus salários com transporte por aplicativo — um custo absurdo e insustentável. Convoco meus colegas vereadores e vereadoras para agirmos com urgência para resolver essa situação. É nosso dever garantir um transporte digno, acessível e funcional para a população de Teresina", afirmou João Pereira.
Por fim, o vereador questionou o que pode ser feito, já que foi realizada uma CPI do transporte público e várias audiências. Ele também disse que a forma em que a gestão do prefeito Silvio Mendes está fazendo com o transporte não contempla a população.
"A categoria vai paralisar para dizer precisa ser respeitada... além de que precisa ter o transporte público para os teresinenses. É preciso não só prefeito Silvio Mendes, mas toda sua equipe, planejar porque a forma de gestão não está contemplando os teresinenses", concluiu.