Mundo

DONALD TRUMP

Trump ataca Biden e questiona condenação por fraude contábil em discurso pós-julgamento

O ex-presidente dos EUA criticou o governo, juiz e seus próprios advogados após condenação

Da Redação

Sexta - 31/05/2024 às 12:35



Foto: @Reuters Donald Trump
Donald Trump

Após condenação do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fez um discurso nesta sexta-feira (31) no qual atacou o governo do presidente Joe Biden, o juiz Juan Merchan e até seus próprios advogados, um dia após sua condenação por fraude contábil. Em frente à Trump Tower, em Nova York, Trump pediu a substituição de Merchan e classificou o atual governo como "fascista", além de defender-se das acusações e prometer recorrer da decisão do júri.

A condenação, anunciada nesta quinta-feira (30), é referente a um pagamento de US$ 130 mil feito à atriz pornô Stormy Daniels para silenciar sobre um caso extraconjugal, durante as eleições de 2016. Trump nega as acusações e afirma que o pagamento foi legal, uma despesa para seu advogado.

Trump criticou o julgamento, chamando-o de "injusto" e expressou o desejo de testemunhar, algo que seus advogados impediram durante o processo de defesa. Ele reiterou que buscará a mudança de juiz e que pretende recorrer da decisão.

Ex-presidente pode recorrer e enfrenta outros casos criminais.

Após a condenação por fraude contábil, Trump aguarda a determinação da pena, que deve ocorrer em 11 de julho. Embora seja improvável que vá para a prisão, pode enfrentar multas e liberdade condicional.

Apesar da condenação, Trump pode concorrer à eleição presidencial deste ano e governar, mesmo se for preso. Ele enfrenta outros três casos criminais, incluindo tentativa de se manter no poder ilegalmente após as eleições de 2020 e posse indevida de documentos sigilosos.

Seu advogado, Todd Blanche, afirmou que irá recorrer da condenação e Trump tem reiterado que é vítima de perseguição política.

"Vamos apelar assim que possível", disse Blanche em entrevista à CNN norte-americana.

Quais outros casos criminais Trump enfrenta na Justiça? 

Esse foi o primeiro dos quatro casos criminais que Donald Trump enfrenta na Justiça. Nenhum dos outros três deverá ser julgado neste ano. A aposta do ex-presidente é voltar à Casa Branca para usar o poder do cargo para se livrar de seus problemas na Justiça.

Caso do 6 de janeiro

Trump é réu por ter tentado se manter no poder ilegalmente após perder as eleições de 2020 para Joe Biden. A invasão do prédio do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021 foi parte dessa campanha ilegal. Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento. 

Caso da tentativa de reverter o resultado da votação no estado da Geórgia 

O ex-presidente também é acusado criminalmente na Justiça do estado da Geórgia de ter tentado reverter o resultado da eleição lá. Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento. 

Caso dos documentos sigilosos

Depois de deixar o governo, Trump levou embora documentos sigilosos. Ele não devolveu esses papéis e foi processado criminalmente por isso. Ainda não há uma data marcada para o início do julgamento.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: