
Os Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) irão paralisar suas atividades nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de maio.
A informação foi anunciada oficialmente pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI), que disse que a decisão segue o calendário nacional de mobilização definido pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA).
O sindicato, presidido por Bartolomeu Carvalho Sousa, encaminhou ofício à reitora da UFPI, Nadir Nogueira, reafirmando o direito legítimo de mobilização dos trabalhadores da educação e solicitando o apoio da gestão superior da universidade para o reconhecimento da paralisação.
"A paralisação tem como objetivo fortalecer a luta nacional da categoria por melhores condições de trabalho e valorização profissional, em um contexto de mobilizações que ocorrem em diversas instituições federais de ensino em todo o país. Entre as pautas discutidas estão o reposicionamento dos aposentados, plantão em regime 12x60 e a regulamentação da carga horária para profissões regulamentadas", destaca o sindicato.