Geral

OPA 2025-2026

Governo do Piauí lança Observatório do OPA e capacitação em IA para entidades cadastradas

O evento acontece na sexta-feira (23), às 11h30, no auditório da Secult, localizado na Praça Rio Branco

Dhara Leandro

Quarta - 21/05/2025 às 12:10



Foto: Piauí Hoje Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, em entrevista ao Piauí Hoje
Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, em entrevista ao Piauí Hoje

O Governo do Piauí lança, nesta sexta-feira (23), dois programas relativos ao Orçamento Participativo Digital (OPA), são eles: o CapacitIA e o Observatório do OPA. Promovido pelas secretarias do Planejamento (SEPLAN), de Inteligência Artificial (SIA) e das Relações Sociais (SERES), o evento acontece às 11h30, no auditório da Secult, localizado na Praça Rio Branco, Centro de Teresina.

De responsabilidade da SIA, o CapacitIA é uma formação voltada para as 733 entidades que já participaram de uma das três versões do OPA, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. A programação tem foco na autonomia digital e na capacitação para o uso de ferramentas tecnológicas, com temas que incluem documentação institucional, fundamentos da inclusão digital, criação e uso de e-mail e aplicativos do dia a dia, introdução à inteligência artificial e combate às fake news, além de serviços digitais do governo e participação no OPA.

"A capacitação busca apoiar as instituições da sociedade civil nesse processo de transformação digital que toda a sociedade mundial vem passando. É uma capacitação rápida, mas muito importante para dar início a esse processo de visão do que está acontecendo no mundo e de coisas práticas que podem ser feitas pelas associações no seu dia a dia de gestão dos interesses das suas comunidades", explicou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

As inscrições para o CapacitIA estarão abertas de 23 a 30 de maio, pelo site do OPA. A seleção das inscrições será realizada até o dia 13 de junho, data em que será divulgada a lista final dos participantes. O CapacitIA acontecerá nos meses de junho e agosto, com cronograma específico para cada município.

O outro programa que será lançado na sexta-feira (23) é o Observatório do OPA, uma parceria da SEPLAN com a SERES.

"A ideia do observatório é fazer com que as associações tenham ideia precisa do que está acontecendo com suas propostas. Se estão sendo preparados os projetos, se já estão sendo licitados, se estão executados, quais foram aquelas que já foram terminadas. Ou seja, é como se fosse um portal da transparência para que as associações dos vários municípios tenham acesso rápido, correto e fácil às informações daquilo que as suas populações votaram em cada versão do OPA", destaca Washington Bonfim.

WhatsApp Audio 2025-05-21 at 11.30.32.ogg

O OPA 2025-2026 foi lançado em março deste ano. Foram 1.311 propostas de obras e serviços enviadas por 564 entidades e associações comunitárias dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Nesta fase do programa, equipes técnicas analisam a viabilidade técnica das entidades e propostas cadastradas. A análise inclui os dados das associações e entidades, como documentação, e viabilidade de execução das propostas, ou seja, se elas são possíveis de serem realizadas dentro do orçamento do programa e com os recursos disponíveis. Também são analisados critérios como: clareza da descrição da proposta, adequação à área temática escolhida, justificativa para sua execução e ausência de equipamentos semelhantes já existentes na região indicada.

Durante essa fase, os técnicos também podem propor ajustes nas propostas para torná-las viáveis, sempre respeitando os critérios estabelecidos.

O trabalho é realizado na plataforma Colab Gov, da GovTech Colab, parceira tecnológica do OPA. É por meio dessa plataforma que acontece todo o fluxo do programa, desde o cadastramento das entidades e propostas até a análise técnica.

A análise segue até o dia 30 de junho. No dia 4 de julho, terá início a etapa de votação popular, quando a população poderá escolher as propostas que deseja ver realizadas. Poderão votar todas as pessoas com 16 anos ou mais que tenham CPF, escolhendo uma única proposta, de qualquer município participante.

A votação será feita de forma simples e acessível, por meio do site do OPA, via WhatsApp, pelo Aplicativo Colab, ou ainda em vans itinerantes que circularão por pontos estratégicos de cada cidade.

As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e transformadas em obras e serviços reais a partir de 2026.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<