
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai realizar uma feira de adoção de animais na sexta-feira (4), durante a abertura oficial da campanha Abril Laranja - Piauí Livre de Maus-Tratos. O evento acontece na Ponte Estaiada, em Teresina. Também serão realizadas blitzes educativas em avenidas movimentadas, feiras livres e praças tanto da capital quanto do interior.
Durante todo o mês de abril, diversas ações de conscientização serão realizadas no estado, com o objetivo de combater os maus-tratos contra os animais e promover a conscientização sobre a guarda responsável.
O programa é promovido pela Semarh, em parceria com diversas instituições, incluindo o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), a Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (OAB/CPDA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
A diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, Jurema Chaves, destacou que, após a abertura em Teresina, as ações seguirão para cidades como Esperantina, Castelo do Piauí, Parnaíba e São Raimundo Nonato.
"A partir de então, ações como panfletagem, distribuição de adesivos e camisas com mensagens de conscientização sobre a proteção animal, e abordagens educativas em pontos estratégicos seguirão para outras localidades", afirmou Jurema.
Além das blitzes, a Semarh desempenhará um papel fundamental durante o Abril Laranja, realizando campanhas de conscientização, palestras em escolas e espaços públicos, e incentivando a adoção responsável.
"Em parceria com ONGs e protetores independentes, a Semarh também se concentrará no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, com foco tanto em animais domésticos quanto silvestres. O cuidado com a fauna também será abordado, pois a preservação ambiental está diretamente relacionada à proteção dos habitats naturais", acrescentou a diretora.
Programa Piauí Livre de Maus-Tratos
O objetivo principal do programa é promover uma mudança de atitude na população em relação aos animais e aumentar a participação ativa da sociedade na denúncia de maus-tratos. A divulgação das leis de proteção aos animais e dos canais de denúncia visa engajar a população e proporcionar o apoio necessário para combater o abuso animal. O aumento do número de denúncias e o fortalecimento da rede de proteção animal são resultados esperados pelos organizadores.
Outro destaque do Abril Laranja será a realização de palestras educativas em escolas municipais e estaduais, abordando temas como guarda responsável e a legislação de proteção animal. A campanha será encerrada no dia 26 de abril, com a realização da Cãorrida NOC FEISP, evento que marcará o lançamento de um protocolo de proteção animal. A ação envolverá não apenas tutores de animais, mas também comerciantes do setor pet, clínicas veterinárias, motoristas, turistas e a população em geral.
Fonte: CCOM/PI