
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inicia nesta quinta-feira (3) uma agenda internacional de três dias úteis com compromissos em Portugal, Espanha e Suíça. A viagem tem como foco a atração de investimentos, a promoção do estado no exterior e a formalização de um acordo sobre créditos de carbono, com potencial de impacto direto nas políticas ambientais do Piauí.
Em Lisboa, o governador participará de um painel no Fórum de Lisboa, onde discutirá o conceito de "Estado inovador e inteligente", apresentando as experiências do Piauí na modernização da gestão pública.
Na Espanha, Fonteles comandará mais uma edição do Invest Piauí Day, em Madri, com a presença de mais de 30 empresas espanholas. “A Espanha é o segundo maior parceiro comercial do Piauí, e queremos fortalecer ainda mais essa relação”, destacou o governador em entrevista à imprensa. A apresentação terá como objetivo expor o potencial econômico do estado em áreas como energia renovável, agronegócio, mineração e turismo.
Já em Genebra, na Suíça, o destaque será a assinatura de um acordo de cooperação com a empresa Mercúria, para iniciar a comercialização de créditos de carbono. O Piauí será um dos primeiros estados brasileiros a estruturar esse tipo de operação com base em sua preservação ambiental e redução do desmatamento.
“Em breve, vamos estar exportando ou transacionando crédito de carbono a partir da nossa sustentabilidade ambiental local. Isso vai gerar recursos que podem fortalecer ainda mais a política pública de meio ambiente aqui no estado do Piauí”, afirmou Fonteles.
A missão busca reforçar a presença do Piauí no cenário internacional, destacando suas potencialidades econômicas e o compromisso com a transição verde e o desenvolvimento sustentável.
Confira a entrevista com o governador Rafael Fonteles: