Geral

LANÇAMENTO

​Piauí sedia maior evento de inovação do Nordeste com startups e big techs em Teresina

NEON reúne 10 mil pessoas em programação intensa, foca em inclusão e destaca potencial regional

Por Isaac Da Silva (*)

Quinta - 03/07/2025 às 11:26



Foto: Paula Marques/Piauí Hoje Maior evento de inovação do Nordeste reúne 10 mil pessoas e 200 startups em Teresina
Maior evento de inovação do Nordeste reúne 10 mil pessoas e 200 startups em Teresina

Piauí se torna o centro da inovação nordestina nesta quinta-feira (3), com a abertura do Nordeste ON (NEON) 2025 em Teresina, evento que deve reunir cerca de 10 mil participantes em dois dias de programação intensa e diversificada. Realizado no Centro de Convenções, na Avenida Marechal Castelo Branco, o encontro é promovido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado e diversas instituições estratégicas, consolidando o protagonismo do estado no ecossistema de tecnologia e empreendedorismo.

A abertura oficial do evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, da diretora de Administração e Finanças da instituição, Margarete Coelho, além de outras autoridades, empresários, investidores e representantes de startups. “Teresina será palco de uma das maiores edições já realizadas, reunindo atores do ecossistema do Brasil e do exterior em uma programação conectada com o que há de mais atual no mundo”, afirmou Fonteles.

“Estamos falando a mesma língua e fazendo a inovação acontecer na prática, com impacto real para as startups, para a educação empreendedora e para o futuro da nossa região”, completou.

Segundo o superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César, o NEON 2025 já registrou 22 mil inscrições antes mesmo da abertura oficial, estabelecendo um novo recorde para eventos promovidos pela instituição no estado. “O maior evento que o Sebrae Piauí realizava era a Feira do Empreendedor, que alcançou 13 mil inscritos. Já estamos perto de dobrar esse número, superando nossas expectativas iniciais de 15 mil participantes”, destacou.

Ele ressaltou que o evento contará com mais de 80 palestras simultâneas, rodadas de negócios com fundos de investimento e grandes empresas, além da exposição de 200 startups em dois dias de programação. “Hoje, tecnologia e inovação são indispensáveis. Todo mundo usa celular, redes sociais, acessa serviços do governo por aplicativos. E Teresina, entre as cidades do Brasil, está entre as que mais têm startups constituídas. A região Nordeste é a segunda do país em número de startups. Isso mostra que estamos no caminho certo, com um governo que tem a inovação e a economia digital como pilares”, completou Júlio César.

Terceira edição

O NEON, que chega à sua terceira edição, é resultado direto de ações do Sebrae para impulsionar startups do Nordeste, promovendo conexões entre empresas inovadoras, investidores e especialistas nacionais e internacionais. Entre hoje e sexta-feira (4), o público terá acesso a mais de 60 horas de conteúdo avançado, com palestras, mentorias, rodadas de negócios, experiências culturais e exposição de startups.

A estrutura do NEON ocupa uma área de 14 mil metros quadrados no Centro de Convenções de Teresina, dividida em espaços como Arena Startups, Arena do Futuro, Arena Global, Inova Tech, Origens, Edu Tech, Pop Tech, além de hubs de Negócios e Conhecimento, Lounge ESG, Loja Sebrae, Arena Gastronômica e espaço de descompressão. Serão 200 startups expondo suas soluções, 100 a cada dia, provenientes do Piauí, de outros estados do Nordeste e de várias regiões do Brasil. A proposta é promover a troca de experiências e gerar conexões estratégicas entre empreendedores e investidores.

Entre as big techs confirmadas no evento estão Google, Meta, TikTok, Canva, Shopee, iFood e RD Station, que participam de painéis, mentorias e atividades interativas. O evento também conta com gravações do NEONcast, reunindo convidados para debater temas ligados a tecnologia, empreendedorismo e tendências de mercado.

Line-up dos palestrantes do NEON 2025

O evento reúne grandes nomes do cenário nacional e internacional de inovação, negócios e tecnologia. Confira os principais palestrantes confirmados:

  • Professor HOC: cientista político, professor, escritor e palestrante
  • Thiago Augusto: influenciador, empreendedor e criador do perfil Jornada Top
  • Lúcia Helena: filósofa, professora, escritora, poetisa e conferencista
  • Breno Masi: vice-presidente do iFood; também fundador da PK XD e PlayKids
  • Bruno Nardon: cofundador de empresas como Kanui, Rappi Brasil e G4 Educação
  • Alfredo Soares: presidente da Loja Integrada, fundador da G4 Educação e sócio da VTEX
  • Camila Farani: investidora, empresária e cofundadora da G2 Capital
  • Walter Longo: palestrante internacional, especialista em inovação e transformação digital
  • Tony Ventura: reconhecido pela AIBC Awards como um dos 5 melhores palestrantes de IA
  • Gil Giardelli: professor, escritor, palestrante e especialista em inovação e inteligência artificial
  • Beatriz Mello: diretora sênior de parcerias globais no Web Summit
  • Guilherme Carames: deputy country manager do Web Summit Brasil/Rio
  • Marcus Linhares: mentor em inovação, cofundador da BIPP e mentor de startups
  • Nina Silva: CEO e fundadora do Movimento Black Money e D’Black Bank
  • Margarete Coelho: diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional
  • Gabriela Prioli: doutora pela Universidade de Salamanca e autora de best-sellers
  • Monique Evelle: cofundadora da Inventivos e participante do Shark Tank Brasil

A programação inclui ainda visitas técnicas ao ecossistema de inovação de Teresina, reforçando o papel do Piauí como referência em criatividade, tecnologia e negócios no Nordeste. As inscrições para participar do NEON são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial.

O Nordeste ON 2025 é realizado pelo Sebrae, por meio dos programas Startup Nordeste e Sebrae Startups, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Embrapii, além de apoio institucional de Embrapa, FIEPI, Fecomércio, Faepi/Senar, ITTNet, Sebrae Play e Unimed Teresina.

(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: