
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contabilizou 100.070 inscritos na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) até as 23h de terça-feira (2), menos de 24 horas após o início das inscrições.
O prazo para se inscrever segue aberto até às 23h59 do dia 20 de julho, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 70. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar isenção entre os dias 2 e 8 de julho.
A confirmação final do número de candidatos será divulgada após o prazo de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), que se encerra em 21 de julho.
O CPNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos. As provas serão realizadas em duas etapas: questões objetivas em outubro e dissertativas em dezembro, estas últimas apenas para os aprovados na primeira fase.
Passo a passo para inscrição no CPNU 2025:
- Acesso: Ter conta ativa no portal Gov.br e CPF válido.
- Escolha do bloco: Selecionar um dos nove blocos temáticos disponíveis.
- Seleção de cargos: Dentro do bloco escolhido, optar por diferentes cargos e especialidades.
- Ordem de preferência: Indicar a ordem de preferência das vagas.
- Local de prova: Escolher a unidade federativa e cidade onde deseja fazer a prova (não poderá ser alterado).
- Atendimento especializado: Caso necessário, indicar opção por nome social ou atendimento especializado até 20 de julho, com envio de documentação comprobatória.
- Cotas: Indicar se deseja concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas.
- Isenção: Informar se solicitará isenção da taxa de inscrição, entre 2 e 8 de julho.
- Questionário: Preencher o questionário socioeconômico (não influencia na seleção).
- Confirmação: Concordar com os termos do edital para concluir a inscrição.
- Pagamento: Efetuar o pagamento da GRU até 21 de julho.
Na primeira edição do concurso, em 2024, foram registradas 2.114.145 inscrições. No entanto, apenas 970.037 candidatos compareceram aos dois dias de provas.
Fonte: Agência Brasil