O Piauí ganhou, oficialmente, no último sábado (25), a sua primeira Brigada Ambiental Mirim. São 100 crianças e adolescentes que terão o papel de multiplicadores de boas práticas ambientais em suas escolas e comunidades. A iniciativa do Instituto Cultivar Progresso, em parceria com a secretaria estadual do Meio Ambiente, é um investimento que aposta na formação da geração para mudar a relação da sociedade com o meio ambiente.
"A Brigada Ambiental Mirim é um símbolo de esperança e de continuidade. Estamos formando jovens que vão crescer entendendo o valor da natureza e o papel de cada um na proteção do nosso Cerrado. Essa é uma política que começa na infância, mas que alcança toda a sociedade", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
Brigada Mirim vai ajudar a mudar a cultura das queimadas no Cerrado
Especialistas destacam a importância de mudar a cultura das queimadas, ainda praticada em muitas comunidades como forma de limpeza de áreas ou para a caça. Uma área queimada pode levar até cinco anos para se recuperar completamente, perdendo solo, plantas e animais. Além do prejuízo ao cerrado, a fumaça do fogo causa sérios problemas de saúde, especialmente para crianças e idosos, agravando doenças respiratórias.
"A parceria entre o Instituto Cultivar Progresso e a Semarh reforça a importância de unirmos forças para formar novas gerações mais conscientes. As crianças são o coração dessa transformação: aprendem, ensinam e inspiram os adultos a mudar hábitos e atitudes. O Cerrado é nossa casa, e cuidar dele é cuidar de todos nós", destacou Ani Sanders, presidente do Instituto Cultivar Progresso.
A Brigada Ambiental Mirim de Sebastião Leal é a primeira de uma série de dez que será criada nos municípios de atuação do Programa Fogo Zero, com apoio da Semarh: Sebastião Leal, Bertolínia, Manoel Emídio, Landri Sales, Jerumenha, Guadalupe, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Alvorada do Gurguéia e Canavieiras.
As ações serão realizadas nas escolas da rede pública, com oficinas, campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção de queimadas, à preservação da fauna e da flora e à promoção da saúde ambiental.
Mais conteúdo sobre:
#primeira Brigada Ambiental Mirim #crianças #adolescentes #multiplicadores #boas práticas ambientais