
Cidades do litoral, Norte e Centro-Norte do Piauí devem registrar chuvas até o domingo, dia 25 de maio, segundo previsão divulgada pela Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a climatologista Sara Cardoso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está mais ao norte, vai trazer umidade para o norte do estado. Com a formação de um cavado – uma área de baixa pressão na atmosfera – as condições ficam favoráveis para a formação de nuvens e chuvas fortes, principalmente nos dias 21 e 22 de maio.
As regiões Norte e Centro-Norte serão as mais afetadas e devem ter chuvas mais frequentes, com possibilidade de grandes acumulados de água. No Sudeste do estado, principalmente nas áreas que fazem divisa com Pernambuco, a chuva deve ser mais fraca e pontual. No Sudoeste, o tempo vai continuar nublado, com chuviscos isolados e baixa umidade no ar.
A partir da quinta-feira (23), o sul do Piauí vai ter um aumento na nebulosidade e também ventos mais fortes, que podem chegar até 36 km/h. Isso é causado por uma alta pressão que vai alterar as temperaturas da região, deixando as manhãs mais frescas.
Resumo da previsão por região:
- Norte: O céu ficará com muitas nuvens e há chance de chuvas isoladas durante a semana. As temperaturas devem ficar entre 23°C e 34°C, com umidade do ar mínima de 45%.
- Centro-Norte: A região terá chuvas isoladas e céu encoberto, com temperaturas variando entre 21°C e 35°C. A umidade mínima será de cerca de 35%.
- Sudoeste: O tempo será nublado, com chuviscos isolados. As temperaturas terão uma grande variação, com mínimas de 17°C e máximas chegando a 37°C. A umidade do ar pode cair para níveis críticos, chegando a 25%.
- Sudeste: O tempo será instável, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas oscilarão entre 21°C e 36°C, com umidade mínima em torno de 30%. As manhãs devem ser mais frescas ao longo da semana.
Fonte: Com informações da Semarh