A Polícia Militar do Piauí lançou, nesta quarta-feira (03), a Operação Boas Festas 2025, que vai reforçar o policiamento em Teresina com 300 policiais a mais por dia, distribuídos em todos os turnos. A ação prioriza o Centro da capital e outros polos comerciais, garantindo maior presença de equipes a pé, motopatrulhamento, viaturas, policiamento montado e unidades especializadas.
A operação faz parte do planejamento estratégico da PMPI para o fim de ano, período em que o fluxo de pessoas, circulação de dinheiro e volume de compras aumentam devido ao Natal, Réveillon e férias escolares. O objetivo é fortalecer a segurança de consumidores, trabalhadores e lojistas.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que o reforço é uma resposta direta às demandas sociais e ao aumento do movimento no comércio.
“Já faz parte do calendário do piauiense e, com certeza, a PM tem que estar atenta às demandas, porque existimos pelo povo e para o povo. Esse é um momento de aquecimento das compras por ocasião das festas de final de ano e também coincide com as férias escolares e dos servidores. É uma fase de maior circulação de recursos, sobretudo com o 13º salário”, afirmou.
O coronel também ressaltou a relevância do Centro como principal polo comercial da capital.
“O grande fluxo de pessoas ainda é no Centro, mesmo com a evasão e a existência de mais de 400 imóveis abandonados. Há um comércio forte e específico, que só se encontra aqui. Por isso precisamos marcar presença para dar apoio ao cidadão que vem realizar suas compras.”
A Operação Boas Festas contará com atuação integrada do 1º Batalhão, responsável pelo Centro, e dos 6º e 9º Batalhões, além do apoio das unidades da Zona Leste e de grupos especializados.
A ação seguirá ativa até o início de janeiro, com ampliação das rondas, efetivo reforçado e presença em pontos estratégicos para garantir mais segurança ao comércio e à população.
Fonte: SSP-PI