Os estudantes Ana Carolina, representante do PSE, e João Daniel, do PEC (Partido da Educação e Cultura), abriram oficialmente os debates da 2ª edição do Parlamento do Futuro, projeto desenvolvido pela Escola Cívico-Militar Sete de Setembro Raudi Cavalcanti, em Teresina.
Durante o encontro, os jovens apresentaram as propostas de seus partidos estudantis, discutiram questões relevantes para a comunidade escolar e deram início ao processo de diálogo e convencimento dos colegas, que escolherão democraticamente seus representantes.
A abertura contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), e de um assessor da Diretoria Financeira da Casa. Severo destacou a importância da iniciativa para aproximar os jovens da política.
“Esse projeto tem muita importância para a Alepi porque ele fala diretamente com esse público jovem e é muito bom ver o entusiasmo deles, a participação, o envolvimento com o Parlamento do Futuro que já está na sua segunda edição”, afirmou o presidente.
O debate foi mediado pela jornalista e mãe, Ângela Bispo, que ressaltou o impacto formativo da experiência.
“Participar deste projeto foi um privilégio enorme. A avaliação que faço é muito positiva, porque são jovens de 15 e 16 anos iniciando o pensamento crítico sobre política e sobre como propor ações que impactem positivamente a sociedade. O debate foi muito bonito, um momento em que puderam apresentar propostas e exercitar a reflexão coletiva”, afirmou.
Nesta edição, seis partidos temáticos concorrem no processo eleitoral interno. A votação está marcada para o próximo dia 5 de dezembro, quando serão escolhidos 30 estudantes, responsáveis por elaborar e defender propostas legislativas durante a jornada parlamentar programada para ocorrer entre 23 e 27 de fevereiro, na Assembleia Legislativa.
Fonte: Alepi