
Definida a seleção piauiense de ciclismo que vai pedalar por medalhas para o Piauí na 47ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que acontecerá nos próximos dias 29 a 31 de agosto, em Rio Branco, capital do Acre. O Piauí contará com 25 atletas, selecionados pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), por se destacarem, principalmente, no ranking piauiense.
O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, informou que, mais uma vez, o Piauí promete trazer muitas medalhas para casa, tendo em vista o ótimo rendimento dos atletas tanto no ranking estadual de 2024, quanto nas provas da atual temporada. A grande dificuldade é a falta de estrutura para o deslocamento de alguns atletas até o Acre, que fica a cerca de 4.300 quilômetros de Teresina, o que tornou inviável a viagem via ônibus, pois levaria mais tempo de viagem, custos e desgaste, reduzindo o tempo para a aclimatação.
“Os estados do Nordeste, principalmente, têm dificuldade de conseguirem adquirir passagens aéreas quando o evento acontece no Norte do país, devido ao alto custo das passagens naquela região. Isso reduziu um pouco o número de atletas da nossa delegação, porém estamos dando o apoio necessário e a delegação contará com três dirigentes e ainda pais dos atletas menores de idade”, disse Fernando Correia Lima.
A Copa contará com delegações dos 16 estados das duas regiões. No ano passado, a sede da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada (46ª edição), foi em Teresina, com promoção da FCP, reunindo mais de 500 ciclistas, sendo recorde de atletas nas delegações em copas N/NE, bem como estrutura e logística, que foi elogiada por dirigentes dos estados e da CBC.
Na ocasião, o Piauí conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Os medalhistas foram João de Deus Soares (ouro – máster D-2), Ramon Amorim (bronze – elite), Lindomar Ferreira (prata e bronze – máster B-2), Sofia Ribeiro (prata – juvenil), Socorro Vasconcelos (bronze – elite), Ana Mell Fernandes (bronze – juvenil) e Valfredo de Oliveira (bronze – máster D-1).
Os atletas viajam para Rio Branco no próximo dia 27 de agosto. A federação acreana espera cerca de 400 atletas. As disciplinas em disputa são contrarrelógio, circuito e resistência.
Confira a seleção piauiense definida:
Dirigentes
- Danilo diniz
- Eduardo Lopes da Silva
- Zenardo Solino Maia
Elite Masculino
- Luís Henrique Flauzino
- Samuel Nunes Barroso
- Danilo Gomes Silveira
- Ramonn Gomes Amorim
Elite Feminino
- Maria de Fátima Paes dos Santos
- Renilla Mayse de Souza Silva (Sub-23)
Infanto-Junvenil
- Ângelo Rafael da Cruz Silva
Júnior
- João Gabriel Gomes de Oliveira
- Witalu Bento Santos Pereira
Juvenil Feminino
- Ana Mell Fernandes da Silva Sousa
- Sofia Alencar Ribeiro
Juvenil Masculino
- Igor Luiz da Silva Sousa
Máster A-1 Masculino
- Igor Diego Alves de Oliveira Moura
- Francisco Joel do Nascimento Teles
Máster A-2 Masculino
- Rodson Costa Barros
Máster B-1 Masculino
- João Ricardo Pedrosa Chaves
- Bruno Lopes Silva
Máster B-2 Masculino
- Lindomar Ferreira dos Santos
- Gerson de Albuquerque Alves
Máster C-1 Masculino
- Allisson Leonardo Costa Machado
Máster C-2 Masculino
- Edmilson Alves de Carvalho Júnior
- Edmilson Pereira de Oliveira
Máster D-2
- João de Deus Soares Filho
Máster Feminino
- Carla de Carvalho
- Sabina Fraga da Silva Passos Viana