
Teresina integrou oficialmente a rede de polos do Projeto Escola Skate Brasil, oferecendo aulas gratuitas de skate para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A cerimônia de lançamento ocorreu na manhã dessa quinta-feira (14), na Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso, localizada no bairro São Joaquim, Zona Norte da capital piauiense.
O projeto busca promover a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais em jovens de 6 a 14 anos, oferecendo uma alternativa saudável e educativa no contraturno escolar. Em Teresina, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite, sendo exclusivas para os alunos matriculados na própria escola.
A iniciativa é realizada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e patrocínio do Aeroporto de Teresina, via Instituto da Motiva, além da BB Seguros.
Lançamento
Durante o evento de lançamento, os estudantes receberam os primeiros equipamentos e tiveram a oportunidade de conhecer os instrutores e coordenadores do projeto, que apresentaram a metodologia das aulas e as regras de segurança. Todos os participantes terão à disposição skates e equipamentos de proteção completos (capacete, joelheiras e cotoveleiras), fornecidos integralmente pelo projeto.
Aulas promovem inclusão, disciplina e habilidades motoras para crianças e adolescentes da rede pública - Reprodução
Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Teresina, destacou a importância da iniciativa. "O Escola Skate Brasil é mais do que ensinar a andar de skate. É um projeto que abre portas para que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a novas experiências, aprendam valores como disciplina, respeito e cooperação, e descubram talentos. É uma satisfação para nós, do Aeroporto de Teresina, apoiar uma iniciativa que une esporte e transformação social."
Além de Teresina, o Escola Skate Brasil está presente em outras cidades brasileiras, como Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Imperatriz (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), com o objetivo de beneficiar até 2.160 alunos em todo o país.