O AFI Fest, evento do American Film Institute, uma das instituições mais renomadas do cinema norte-americano, anunciou na última quinta-feira (19) os filmes que serão exibidos na edição de 2024. Entre os selecionados, destaca-se o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que será apresentado em uma mostra paralela.
A exibição do filme no festival aumenta suas chances de conquistar uma indicação ao Oscar 2025, pois será apresentado aos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pelo prêmio, além de ser visto por importantes nomes da indústria.
Embora “Ainda Estou Aqui” ainda não tenha sido oficialmente indicado pela Academia Brasileira de Cinema, ele é considerado um dos grandes favoritos e uma das produções brasileiras com maior projeção internacional neste ano. O filme já passou pelos Festivais de Cinema de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro, além de ter sido exibido em Toronto e, em breve, em Nova York. O órgão brasileiro anunciará o candidato que representará o país na premiação na próxima segunda-feira (23).
“Ainda Estou Aqui” é o mais recente trabalho do diretor brasileiro Walter Salles, de “Central do Brasil”. Baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a produção acompanha sua família: o pai Rubens, a mãe Eunice e seus cinco filhos. Após vivenciarem um ato de violência brutal e injusto, suas vidas mudam para sempre. Eunice é obrigada a se reinventar e a traçar um novo caminho para ela e seus filhos. O elenco é liderado por Fernanda Torres e Selton Mello, além de contar com uma participação especial de Fernanda Montenegro.
Produção original do Globoplay, a produção faz sua estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.
Fonte: CNN