É o que eu acho

É o que eu acho

E O QUE ACHO

Hotel 4 estrela para general Idem

Braga Netto não é ex-presidente, mas mesmo assim, tem seus privilégios garantidos

Fernando Castilho

Terça - 17/12/2024 às 13:39



Foto: Isac Nóbrega/PR General Braga Netto
General Braga Netto

Aquele 14 de dezembro já parece distante. Naquele dia, garrafas de champanhe foram estouradas e muita pipoca foi comida, afinal, muita gente aguardava ver pela primeira vez um general 4 estrelas ser preso. Mas a comemoração durou pouco pela frustração que veio em seguida.

Braga Netto, por ser militar, tem direito a ficar confinado dentro das dependências de uma vila militar comandada por um inferior hierárquico, um general 3 estrelas. O quarto reservado para ele é dotado de ar-condicionado, TV, frigobar, internet e banheiro privativo. Tem direito a 4 refeições diárias e a banho de sol.

Setores da própria esquerda estão conformados com essas mordomias porque Lula, quando preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, também teve direito a alguns privilégios, porém, em menor grau que Braga Netto. Lula, como ex-presidente, não podia cumprir pena em prisão comum, uma vez que correria risco de ser assassinado. A lei exige que o Estado seja responsável pela segurança dos ex-presidentes. Fernando Henrique Cardoso até hoje recebe proteção do Estado. Essa é a diferença.

Braga Netto não é ex-presidente, mas mesmo assim, tem seus privilégios garantidos. Por não poder receber visitas, exceto de familiares próximos e de seus advogados, desconhecemos o que se passa no dia a dia de sua prisão. Por isso, podemos especular.

A obediência à hierarquia é o valor máximo do Exército. Portanto, qual seria o comportamento daquele soldado encarregado de servir ao general? Cumpriria as ordens ditadas pelo comandante da vila, um general 3 estrelas, ou de Braga Netto?

O ex-candidato a vice-presidente tem direito a 4 refeições por dia. Foi divulgado que essas refeições são as mesmas do rancho que todos os soldados comem. É de se duvidar. Imagine que o soldado lhe entregue a bandeja com o prato do dia que o general não gosta. Ele diz ao soldado que quer comer outra coisa. Qual seria a resposta do soldado?

Braga Netto só pode sair do quarto para banhos de sol. Mas, como ninguém está fiscalizando, que tal fazer uma caminhada pela vila militar ou ginástica e musculação no ginásio? Que tal um carteado no final da tarde com outros generais? Depois uma taça de vinho no jantar?

O fato, minha gente, é que nem todos os homens são iguais perante a lei. Enquanto aquela ralé que depredou a praça dos Três Poderes em Brasília está sendo condenada a até 17 anos puxando pena na Papuda ou Bangu 8, no caso dos homens, golpistas como Braga Netto passarão seus dias hospedados em instalações com todo o conforto a que não fazem jus por terem sido os planejadores do golpe. E nada indica que após a condenação isso seja diferente.

Agora podemos imaginar para onde iria Jair Bolsonaro após sua condenação. Ele também, a exemplo de Braga Netto, é militar reformado, embora inferior hierarquicamente. Mas é ex-presidente. O Exército já deve estar planejando construir um quarto especial para ele.

Fernando Castilho

Fernando Castilho

Arquiteto, Professor e Escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, A Sangria Estancada
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: