
As inscrições para a etapa 2025 do Seduckathon se encerram nesta sexta-feira (7), e até agora, mais de 5 mil estudantes se inscreveram para a seletiva exclusiva de cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais.
Nesta segunda edição, o Seduckathon cresceu significativamente, dobrando o número de intercambistas. Em 2025, 130 estudantes e 26 professores terão a oportunidade de vivenciar experiências imersivas em seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul, além de novos destinos internacionais.
O Seduckathon faz parte da iniciativa do Governo do Piauí para fortalecer a Educação Profissional, oferecendo novos cursos técnicos voltados para tecnologia e inovação, consolidando o Piauí como um modelo de referência no Ensino Profissional no Brasil.
Recentemente, a Seduc realizou uma live no Canal Educação para tirar dúvidas e orientar os alunos, professores e gestores sobre o processo seletivo. Durante a transmissão, três estudantes que participaram da primeira edição do programa compartilharam suas experiências de intercâmbio nos Estados Unidos. Izamara de Sousa, uma das participantes, comentou como o Seduckathon impactou sua vida acadêmica, destacando as aulas de Python e a calorosa recepção na escola americana. Willian Rafael Nascimento e Paulo Victor Neves também compartilharam suas experiências, dando conselhos sobre a importância de estudar inglês para aproveitar ao máximo a experiência internacional e destacando as amizades que ainda mantêm com os americanos.
Para a edição de 2025, o Seduckathon terá novas formas de seleção, ampliando as oportunidades para os estudantes da rede pública. Além da tradicional Seletiva Seduckathon, que contará com provas de tecnologia e inglês, o programa também terá uma Seletiva Empreendedorismo, para alunos do componente Projeto de Vida, e a seleção baseada no Desempenho Acadêmico dos estudantes, levando em consideração as maiores médias de Língua Portuguesa e Matemática.
Essa é uma ótima oportunidade para os alunos da rede pública que desejam se destacar na área de tecnologia e inovação, além de vivenciar uma experiência internacional que pode transformar suas carreiras e abrir portas para o futuro.
Fonte: CCOM/PI