Educação

CESSÃO

Nadir Nogueira descarta venda ou aluguel de terrenos da UFPI e destaca parcerias federais

Reitora da UFPI enfatiza que terrenos pertencem à União e reforça parcerias com órgãos federais para uso estratégico da área

Da Redação

Sábado - 29/03/2025 às 13:17



Foto: Divulgação Nadir Nogueira
Nadir Nogueira

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, negou nesta sexta-feira (28) qualquer possibilidade de venda ou aluguel de terrenos pertencentes ao Campus Teresina, situado na zona Leste da capital piauiense. A declaração foi feita após especulações sobre a venda desses espaços em meio ao déficit orçamentário progressivo enfrentado pela instituição desde 2015.

Nadir Nogueira destacou que os terrenos não pertencem à UFPI, mas sim à União, e, por isso, não podem ser negociados comercialmente. Ela explicou que a universidade tem feito a cessão de algumas áreas para órgãos federais, como a Polícia Federal, que está construindo um novo prédio próximo à Avenida Presidente Kennedy.

Além da Polícia Federal, a universidade firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), permitindo a construção de um Centro de Treinamento e Captação de Animais Silvestres no campus, com um hospital especializado para o atendimento a esses animais.

Outro projeto relevante que está sendo viabilizado é a instalação do Hospital do Amor no campus da UFPI, que será especializado no tratamento de câncer de mama, útero e ovário. O projeto, articulado pelo deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) e apoiado pelo ministro Alexandre Padilha, do Ministério da Saúde, também contará com a cessão de um espaço da universidade para sua implementação.

A reitora reiterou que todos esses projetos envolvem cessões de uso temporário das áreas e que não há envolvimento com transações comerciais. A estratégia da UFPI, conforme Nadir Nogueira, é colaborar com o fortalecimento de parcerias institucionais e maximizar os benefícios para a sociedade sem comprometer o patrimônio da universidade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<